Frederico Fernandes
Oboé
Nascido em Coimbra, em 1980, Frederico Fernandes desde muito cedo que se dedicou à área da música, iniciando os seus estudos musicais aos oito anos de idade.
Em setembro de 1998, ingressou na Escola Profissional de Música de Espinho, sob a orientação do professor Aldo Salvetti.
Mais tarde, frequentou vários estágios de orquestra: na APROARTE, Encontro Internacional de Orquestras Juvenis – Porto 2001 e, posteriormente, na Orchestre d’Harmonie des Jeunes de l’ Union Europenne 2003, no Luxemburgo e na Alemanha.
Em 2001, ingressou na Academia Nacional Superior de Orquestra, sob a orientação de Jean-Michel Garetti.
A concluir o bacharel, em 2003, o instrumentista foi orientado primeiramente pela professora Frédérique Brillouin e, aquando da sua licenciatura, por Hristo Kasmetski e na disciplina de excertos orquestrais por Pedro Ribeiro concluída em 2006.
Está habilitado com o CAP, obtido na Comunilog – Formação Profissional, Curso FPF.I-B em Formação Pedagógica Inicial de Formadores, concluído em 2011.
Em 2016 concluiu o Curso de Profissionalização em Serviços, na Universidade Aberta, conferindo a Habilitação Profissional.
Frederico Fernandes frequentou ainda diversos cursos, trabalhando com professores de renome a nível internacional, como François Leleux, Stephan Schilli, Pedro Ribeiro, Isaac Duarte, Lazlo Hadadn, entre outros.
Desde então que desenvolve um trabalho regular, apresentando-se em concertos públicos tanto em orquestra, como a solo, trabalhando com os maestros Brian Schembri, Omri Hadari, Emest Schell, William Costello, Emilio Pomarico, Michael Zilm, Walter Kobera, Jean-Sébastien Béreau, entre outros.
O músico tem vindo a colaborar também com inúmeras orquestras, das quais se destacam a Orquestra Gulbenkian, a Orquestra Sinfónica Portuguesa, a Orquestra Clássica da Madeira, a Orquestra de Cascais e a de Oeiras.
De referir ainda que o instrumentista é membro fundador do AR EMSEMBLE de Leiria, do ENSEMBLE PALHETAS DUPLAS de Lisboa e da Orquestra Ars Lusitanea de Leiria.
Como professor é convidado a fazer diferentes masterclasses, workshops, ateliers e animações em diversas escolas de referência de Portugal assim como no Estrangeiro.
Desde 2015 assume o cargo de Diretor Executivo, do Estágio Internacional de Orquestra de Leiria – J.S. Béreau.
Atualmente, Frederico Fernandes leciona no OLCA – orfeão de Leiria Conservatório Artes, bem como na EPSE – Escola Profissional Serra da Estrela.