Foto Paula Rosado, Solar dos Zagalos

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Francisco Sassetti

Piano

Natural de Lisboa, Francisco Sassetti iniciou os estudos musicais com Maria Fernanda Costa. Estudou ainda com Dinorah Leitão e Tânia Achot. Obteve o mestrado em piano performance (1995) na classe de Eugene Pridono da Universidade de Cincinnati (EUA).

Francisco Sassetti tem-se destacado como um dos principais pianistas acompanhadores portugueses nos últimos 20 anos. Tendo iniciado a carreira de concertista em 1998, no Teatro S. Luiz em Lisboa, já se apresentou com a maior parte dos principais cantores nacionais, por todo o país e ainda em Espanha, França, Bélgica, EUA, Alemanha e Uruguai. Colabora com Isabel Alcobia desde 1995 e com João Cipriano nos Cursos Internacionais de Canto de Aveiro.

Em 2006 apresentou-se com a Orquestra Sinfonietta num concerto de piano a quatro mãos de Malcolm Arnold, com Ilda Rodrigues e sob a direcção de Vasco Pearce de Azevedo, e tem colaborado, nos últimos anos, com a Fundação Calouste Gulbenkian em diversos recitais para crianças como músico-actor. Apresenta-se também com o Coro Regina Coeli, o Coro do Teatro Nacional de S. Carlos, Coral Luísa Todi, Coral O Tempo Canta, Coral Lisboa Cantat, Coro da Universidade de Lisboa e Coro Públia Hortênsia.

Gravou com a cantora alemã Ute Lemper para o ?lme francês Aurélien, com Sandra Medeiros (3 canções de Emanuel Frazão), com Catarina Molder (Cantar os Clássicos, 2009), com Ângela Silva e Paulo Guerreiro (Brumas, 2010) e ainda com Maria João num disco com música de Emanuel Andrade. Gravou por diversas vezes para a Antena 2 e ainda para a Rádio Clássica de Cincinnati. Prepara para 2011 a gravação de 2 CDs com a cantora Catarina Molder.

É actualmente pianista acompanhador na Escola Superior de Música de Lisboa e na Orquestra Metropolitana de Lisboa.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook