Francisco Morais Franco guitarra

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Francisco Morais Franco

Guitarra

Francisco Morais Franco nasceu em 1989 na Covilhã, Portugal. Iniciou os estudos musicais aos 9 anos no Conservatório Regional de Música da Covilhã com Dejan Ivanovic. Em 2003 ingressou na Academia de Música e Dança do Fundão na classe de Pedro Rufino, onde frequentou o Curso Supletivo Complementar de Música com uma bolsa de mérito.

Estuda no Instituto Superior Jean Piaget em Almada com Dejan Ivanovic. Ao longo da sua carreira como guitarrista participou em diversos concursos onde foi sempre premiado, destacando-se os Primeiros Prémios nos seguintes certames: Concursos Juvenis de Guitarra do Fundão e de Ourém, Concurso Internacional “Cidade do Fundão”, Concurso de Guitarra do Conservatório Nacional de Música do Porto, VI e VII Concurso Bienal de Guitarra de São João da Madeira, Concurso Internacional Festival de Leiria, XI Concurso Santa Cecília (Porto) e 23ª Edição do Prémio Jovens Músicos, Nível Superior. Foi ainda Finalista no Concurso Europeu Andrés Segovia para jovens guitarristas (Velbert, 2008).

As suas interpretações foram várias vezes transmitidas em directo pela Rádio Antena2, RTP1 e RTPi. Na Edição dos Prémios Honoríficos David Russell, a convite do guitarrista David Russell, veio a frequentar o Right Profit Festival em Perugia (Itália) e participou na gravação de um CD em Vigo.

Tocou em Portugal (Teatro Dona Maria II, Casa da Música, Teatro Municipal da Guarda, Teatro Municipal de Faro, Instituto Franco-Português e outros locais) e também em Espanha, Itália, Polónia, República Checa e Alemanha.

Ao longo da sua formação frequentou cursos de aperfeiçoamento com Anders Clemens, Thibault Cauvin, Carles Trepat, Marco Sócias, Marco Smaili, Miguel Trápaga, Armando Marrosu, Darko Petrinjak, Michalis Kontaxakis, Marcello Rivelli, Hubbert Kappel, Carlo Marchione, Ignacio Rodes, Judicael Perroy, Kevin Gallager e David Russell, entre outros.

Recentemente actuou como solista acompanhado pela Orquestra Gulbenkian sob a direcção da maestrina Joana Carneiro.

Para além da actividade musical, concluiu com distinção o Curso de Artes Visuais na Escola Secundária Campos Melo da Covilhã.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook