Francisco Fernandes, pianista, de Bragança

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Francisco Fernandes

Piano

Nascido em Bragança em 1999, Francisco Fernandes é um pianista que, após estudar na sua cidade natal sob a orientação da professora Ausra Bernataviciute, formou-se na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) no Porto, Portugal, sob a orientação de Pedro Burmester.

Frequenta o mestrado em Performance Musical na Bern University of the Arts (HKB) na Suíça, com foco em música contemporânea sob a tutela de  Antoine Françoise.

Francisco Fernandes destacou-se em inúmeras competições conquistando prémios como o 2º lugar no Concurso Nacional de Interpretação Contemporânea, 2º lugar no II Concurso de Piano de Oeiras e 2º lugar no 15º Concurso Internacional de Piano do Alto Minho.

Colaborou com músicos de renome e participou em prestigiados festivais e academias de música. Apresentou-se no Aurora Music Festival em Estocolmo, onde trabalhou com Peter Jablonski, Mats Widlund e a soprano Camilla Tilling. Participou na Remix Summer Academy, trabalhando de perto com maestros como Peter Rundel e Jonathan Ayerst, tendo se apresentando como solista com o ensemble da Academia na prestigiada Sala Suggia da Casa da Música no Porto.

Francisco Fernandes fará parte da Lucerne Festival Contemporary Orchestra e trabalhará no Lucerne Festival com maestros e compositores importantes como Beat Furrer e Sir George Benjamin. Tocará na LFCO como parte da Lucerne Festival Academy.

A sua paixão pela música contemporânea é evidente em seu repertório diversificado e colaborações com compositores como Pierre Jodlowski e Hector Parra, com quem trabalhou em peças para ensemble e solo. Ele executou obras significativas do repertório pianístico do século XX, incluindo “Oiseaux Exotiques” de Messiaen como solista sob a regência de Peter Rundel, assim como “The People United Will Never Be Defeated” de Rzewski, “Etudes for Piano Book I” de Ligeti e “Sequenza IV” de Berio.

Trabalhou com grandes mestres do piano e participou em diversos cursos e classes de aperfeiçoamento com músicos portugueses e internacionais, incluindo Heribert Koch, Katia Veekmans, Pedro Burmester, Rokas Valutonis, Nikolaas Kende, Constantin Sandu, Caspar Frantz, Jonathan Ayerst, Alasdair Beatson e Piotr Anderszewski.

Como músico de orquestra e ensemble, Francisco Fernandes apresentou-se com grupos como o VERTIGO Ensemble, Remix Ensemble Academy e Orquestra Sinfónica de Berna, sob a regência de estimados maestros como Patrick Jüdt, Graziella Contratto e Christoph Campestrini.

Desde 2023 é maestro da Musikgesellschaft Eggiwil.

As realizações académicas de Francisco Fernandes na Suíça foram possíveis graças ao generoso apoio de organizações como a Fondation Inspir, Gertrud Rüegg-Stiftung e Fondation AFEA.

Bio facultada por Francisco Fernandes, 04 de abril de 2024

Músicos de Bragança

Clique AQUI para saber mais sobre músicos do Concelho.

Partilhe
Share on facebook
Facebook