Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Francisca Portugal

Violino

Francisca Portugal nasceu no dia 7 de Maio de 1998 em Lisboa, onde iniciou os estudos musicais aos 6 anos na O.M.L. (Orquestra Metropolitana de Lisboa), na classe das professoras Inês Saraiva e Rosa Sá.

Realizou vários concertos, destacando-se uma digressão pelos Açores na Ilha de S. Miguel, Ponta Delgada, sob a direção da pianista Gabriela Canavilhas.

Com 8 anos foi viver para Penafiel e entrou na Academia de Música de Paredes onde estudou com António Alberto.

Frequentou três Workshops da OML, um em Montalegre e dois em Lisboa, sendo neste último escolhida para ser a Concertina da Orquestra no Concerto final no Teatro Camões (Expo).

Com 12 anos realizou provas para ingressar na Escola Profissional e Artística do Vale do Ave – ARTAVE, onde foi escolhida para estudar com o professor Nuno Meira, com quem estuda atualmente.

Ganhou diversos prémios, com destaque para: o 1º Lugar no Concurso Nacional de Violino Capela, o 1º lugar no Concurso Internacional do Fundão, 1º lugar no Concurso Nacional de Violino Paços de Brandão, 1º lugar no concurso CULTIVARTE jovem, 1º lugar no concurso Vasco Barbosa (no qual teve a oportunidade de tocar a solo com a Camerata Atlântica no CCB), 1º lugar no concurso internacional da V Mostra Musical do Eixo Atlântico (Galiza), 1º lugar no concurso internacional “Grand Prize Virtuoso International Competition” (Salzburgo), entre outros.

Realizou masterclasses com a Professora Ani Schnarch, Royal College of Music Londres, professor Aníbal Lima e, em Agosto de 2012 realizou uma Masterclass na edição dos Encontros Internacionais de Música de Guimarães com o professor Gerardo Ribeiro (Juilliard School, EUA).

Em 2013 foi convidada pela professora Ani Schnarch para uma masterclass internacional em Duino, Itália “New Virtuosi”, onde teve a oportunidade de trabalhar com Jan Repko, Itzhak Rashvovsky, Felix Andrievsky e Ani Schnarch. Na mesmo masterclass foi convidada para dar um recital em Pirano, Eslovénia, onde foi acompanhada pela professora Eugenia Lakernik (pianista). Frequentou novamente a masterclass “New Virtuosi” mas desta vez em Queenswood, Londres, onde teve a oportunidade de trabalhar com a prof. Ani Schnarch, Itzhak Rashkovsky, Michael Vaiman, Krzysztof Smietana e Viktoria Grigoreva. Foi convidada para tocar no Royal College of Music na celebração do 5º aniversário da masterclass “New Virtuosi”. Em Portugal, teve a oportunidade de trabalhar com os maestros Howard Williams, Peter Askim, Emílio Cesar, Ernest Chell, Luís Machado, Octavio Más-Arocas, entre outros.

Em 2014 entrou na OCPzero (Orquestra de Camara Portuguesa) e, no ano seguinte, fez provas para ingressar na EUYO (European Union Youth Orchestra) onde foi escolhida para a escola de Verão e para a tour de Verão. Lá trabalhou com os prestigiados maestros Gianandrea Noseda e Xian Zhang.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook