pianista Francisca Fernandes ao piano

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Francisca Fernandes

Piano

Maria Francisca Fernandes, natural do Porto, iniciou os estudos musicais na Escola de Música Leça da Palmeira, na classe de piano de Fátima Carreira. Em 2006 terminou o ensino complementar de música na Escola de Música Óscar da Silva onde concluiu a cadeira de piano com Anabela Santos. Nesse mesmo ano entrou na classe de Álvaro Teixeira Lopes na Universidade de Aveiro – Departamento de Comunicação e Arte.

No ano lectivo 2009/2010, no âmbito do programa ERASMUS, estudou no Conservatorio di Musica “S. Giacomantonio”, em Itália, na classe de Rodolfo Rubino. Em 2010 conclui a Licenciatura de Piano e em 2012 o Mestrado em Ensino de Música na Universidade de Aveiro.

Participou em variadas classes de aperfeiçoamento de Piano, como executante, orientadas por professores como Álvaro Teixeira Lopes, Jorge Moyano, Jaime Mota, Miguel Borges Coelho, Aldo Ciccolini, Rodolfo Rubino, Michele Marvulli e Carles Lama; no Workshop de Jazz realizado na Casa da Música, orientado por Paul Griffiths e Samantha Mason e no workshop de percussão orientado por Francisco Soares, realizado na Escola de Música Óscar da Silva.

Tocou em recitais a Solo e de Música de Câmara, acompanhando músicos como Sofia Leandro (violino), Mariana Neves (flauta) e Diogo Novo Carvalho (piano) no Auditório da Academia de Espinho, Auditório da Escola de Música Óscar da Silva, Clube Literário do Porto e Café-Concerto da Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo do Porto. Em 2006 e 2010, participou na “Noite dos Museus” no Museu da Quinta de Santiago, no qual acompanhou, o filme mudo “Matosinhos em 1928”.

Realizou vários concertos em eventos de carácter cultural, na Câmara de Matosinhos (Salão Nobre), Museu do Carro Eléctrico, na Ordem dos Médicos do Porto, Casa dos Açores no Porto, Clube Literário do Porto e Palácio da Ajuda em Lisboa.

Colaborou na audição temática: “A Música de Bach ao Piano”, no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian, comentada pelo professor Oleg Martirosov e na apresentação da 1ª edição da partitura dos “Doze Nocturnos em Teu Nome” de Amílcar Vasques Dias, no Palácio Foz.

Atualmente encontra-se a leccionar a disciplina de piano na Escola de Música Óscar da Silva.

[ Bio facultada por Francisca Fernandes e publicada na Meloteca a 24 de setembro de 2019 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook