pianista Francesca Serafini

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Francesca Serafini

Piano

Nascida em Avezzano, L’Aquila, Italia, Francesca Serafini estudou no Conservatório de Música “A. Casella” de L’Aquila com Drahomira Biligova e Luciana Alfiero, conseguindo o nível superior com máxima classificação, louvor e menção honrosa.

Depois de concluído o curso iniciou o seu aperfeiçoamento musical frequentando cursos anuais na Academia Angelica Costantiniana de Roma com Kostantin Bogino, na Academia de Música de Napoli com o maestro Sergio Fiorentino e na Escola de Música de Fiesole com o Trio di Milano (M. Sirbu, R. Filippini, B. Canino). Foi decisivo para a sua formação o encontro com Bruno Canino, com o qual aprofundou o repertório camerístico.

Foi vencedora de numerosos concursos nacionais e internacionais, entre os quais: concurso nacional “F. Schubert”, “Agorá 80” de Roma, Prémio Beethoven de Crotone, Concurso “Mascia Masin” de San Gemini, prémio “Lucus” para a música de câmara, 1º prémio absoluto no Concurso de Música da Câmara Gravina de Puglia.

Colaborou com vários artistas entre os quais os violinistas Vadim Brodsky e Grigori Zhislin. Actuou inúmeras vezes como solista e em formações de câmara na Itália, Portugal, Austria, Alemanha, Hungria. Tocou em directo para a televisão italiana (Rai 1) e gravou para a BMG um CD de músicas contemporânea.

Durante dois anos foi professora de piano do Conservatório de Música da Madeira e a seguir professora e pianista acompanhadora da Esproarte, escola profissional de Música de Mirandela. Como pianista acompanhadora colabora com o Instituto “Piaget” de Mirandela e em muitos concursos nacionais e internacionais.

Em duo com a pianista Daniela Ignazzitto (duo pianístico Musica Cordis) participou ao programa da RT2 “ A grande Valsa” e com a mesma formação actuou em várias cidades de Portugal e Itália. O Duo Música Cordis foi convidados em abril de 2015 a tocar na Ganz Hall da Universidade Roosevelt de Chicago e a dar master class aos alunos da mesma Universidade.

Toca em várias formações camerísticas, sendo a música da câmara a principal actividade: Porto Lírico, Gaya Quartet, Oporto Trio, Duo “ Duo.0”, Heartbrekers. Colabora com o grupo de música popular “Piccola orchestra mediterranea” de Nettuno-Roma. Colaborou como acompanhadora no Curso Superior de Canto e de Direção de Orquestra do Conservatório Superior de Gaia.

Em 2014 começou a estudar Musicoterapia na Universidade de Extremadura, master do CEIM, realizando o estágio do fim do curso na casa de acolhimento para crianças “Casa de Cedofeita” e no Estabelecimento Prisional de Porto. Como musicoterapeuta trabalha no Istituto per anziani “Don Orione” di Avezzano, na casa de acolhimento Capitano Ultimo de Roma, e no Lar do dia de Canelas, Régua.

É desde 2012 pianista acompanhadora do Conservatório de Música do Porto.

[ Publicada na Meloteca a 31 de maio de 2019, de Douro Strings Academy ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook