Flora Castro, violino

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Avançar

Flora Castro

Violino

Flora Castro nasceu a 18 de Outubro de 1984 no concelho de Viana do Castelo. Iniciou os estudos musicais aos 5 anos de idade na Academia de Música de Viana do Castelo na classe de Piano, onde permaneceu durante 4 anos. Aos 12 anos de idade ingressou na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo na classe de violino de Miguel del Castillo. Enquanto aluna desta instituição, participou nos quatro primeiros estágios da Orquestra Aproarte, onde teve a oportunidade de trabalhar com os solistas Mischa Maisky e Jean-Jacques Kantorow, entre outros. Com a Orquestra Aproarte, teve possibilidade de representar Portugal, em 2001, num Festival de Jovens Orquestras Europeias em Berlim – Alemanha.

Participou em classes de aperfeiçoamento com os violinistas Serguei Aratourian, Anatoli Swarzbourg, Evélio Teles, Gerardo Ribeiro, Zofia Kuberska – Wóyeieka e Alessandro Borgomanero.

Em 2002, participou num festival em Pergine (Itália), intitulado de “Pergine Sspettacolo Aperto” onde executou a Ópera completa de Rossini “Il Barbiere di Sviglia”, como uma das representantes de Portugal, onde trabalhou com o maestro Germán A. Gutiérrez.

No ano lectivo de 2002/2003 ingressou na Universidade de Aveiro na Licenciatura em Ensino de Música na área vocacional de Violino, passando a fazer parte da classe de violino de David Win Lloyd. Terminou a licenciatura em ensino de violino no ano lectivo de 2007/2008.

Trabalhou como reforço na Orquestra Filarmonia das Beiras (Aveiro), Orquestra do Norte (Amarante) e em algumas Orquestras do distrito de Coimbra como executante de viola de arco, instrumento que começou a tocar durante o estágio no final do curso. Já fez parte de alguns espectáculos de teatro musical como actriz e como músico, em co-produções com a Universidade de Aveiro, o Estaleiro Teatral de Aveiro, Teatro Aveirense e Teatro Trindade.

Participou em gravações de CDs e DVDs, de alguns artistas e bandas do panorama nacional, assim como em digressões e concertos em território nacional no continente e nos arquipélagos com algumas destas bandas. Lecionou em diversas escolas do ensino especializado da música na zona norte e centro do país.

É docente na Escola de Música de Esposende e em algumas escolas particulares do distrito de Viana do Castelo.

[ Publicada na Meloteca a 19 de junho de 2020 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook