Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Filomena Amaro

Soprano

Natural do Estoril, Filomena Amaro frequentou o Curso Superior de Canto do Conservatório Nacional, tendo mais tarde trabalhado com Elizette Bayan. Posteriormente estudou belcanto e interpretação musical no Conservatório Tartini em Trieste com o professor Santé Rosolen e frequentou os cursos da RAI com Elisabeth Schwarzkopf. Foi aluna da Escola Superior de Canto de Madrid tendo privadamente sido discípula de Lola Rodriguez Aragon com quem fez aperfeiçoamento artístico.

Em Portugal apresentou-se em recitais e como solista de obras corais nomeadamente nos festivais de Sintra, Algarve, Madeira, Figueira da Foz, Coimbra, Espinho, Óbidos e Mateus, entre outros, sendo de destacar as actuações no Grande Auditório da Fundação Gulbenkian em Lisboa, no Teatro Nacional de São Carlos e na Radiotelevisão Portuguesa.

Cantou em Espanha, Itália e França, onde obteve assinalável êxito interpretando o «Stabat Mater» de Rossini, no Festival de Vaison La Romaine, 1986.

Finalista nos Concursos Internacionais de Canto em Parma e de Reggio Emilia na Itália, foi no Porto laureada com o 2.° prémio no Concurso Internacional de Canto Francisco de Andrade.

Adaptado da nota biográfica impressa de concertos na Sé do Porto, a 23 e 24 de Abril de 1987 (Missa em si menor BWV 232 de Johann Sebastian Bach).

02 Março 2007

Partilhe
Share on facebook
Facebook