Filipe Neves Curral, guitarrista, do Porto

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Filipe Neves Curral

Guitarra clássica

Filipe Neves de Lima Curral, guitarrista português, nasceu em 1994 no Porto. Iniciou os estudos musicais na Academia de Música de Espinho na classe de guitarra clássica de Ricardo Abreu, que o viria a orientar até ao final do 12º ano de escolaridade do Curso Profissional de Música da Escola Profissional de Música de Espinho.

É licenciado em guitarra clássica pela Universidade de Évora, sob a orientação do guitarrista bósnio-croata Dejan Ivanović. Posteriormente, aprofundou os conhecimentos musicais através do Mestrado em Interpretação no Conservatorium Maastricht (Países Baixos), com Carlo Marchione. Durante este período teve, também, a oportunidade de estudar com Irina Kulikova.

Ao longo do seu percurso artístico, obteve vários prémios em concursos nacionais e internacionais, dos quais se destacam o 1º lugar no 16º concurso internacional da cidade do Fundão (categoria superior), 1º Prémio no XI Concurso Internacional de Guitarra de Leiria,
2º prémio no 3º Concurso Internacional de Guitarra de Guimarães e o Prémio do Concurso Gilberta Paiva (este último em duo com o guitarrista Pedro Pereira).

Frequentou classes de aperfeiçoamento orientadas por vários guitarristas de renome como Fábio Zanon, Rafael Aguirre, Hubbert Käppel, Marco Tamayo, Carles Trepat, Costas Cotsiolis, Darko Petrinjak, Paolo Pegoraro e Judicäel Perroy. Teve a oportunidade de atuar em vários pontos do País, assim como nos Países Baixos, Bélgica, Alemanha e Croácia. Reside em Maastricht, onde desenvolve a sua carreira musical enquanto guitarrista – a solo e integrado em vários projetos de música de câmara – e, também, enquanto tenor, tendo já tido a oportunidade de colaborar em vários coros (Ópera de Aachen e Opera Zuid) assim como de gravar o CD com o ciclo Sacrae Cantiones (Croatia Records) de Ivan Lukačić (1575-1648) com o Ensemble Musica Adriatica dirigido por Sara Dodig Baučić.

Bio facultada por Filipe Neves Curral, publicada na Meloteca a 11 de fevereiro de 2021

[ Músicos naturais do Porto ]

Saiba mais sobre músicos do Porto AQUI.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook