guitarrista Filipe Neves Curral

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Filipe Neves Curral

Guitarra Clássica

Filipe Neves de Lima Curral nasceu em 1994 no Porto. Iniciou os estudos musicais aos 6 anos na Academia de Música de Espinho na classe de Guitarra Clássica de Ricardo Abreu. Prosseguiu os estudos com o mesmo professor no 10º ano/6ºgrau na Escola Profissional de Música de Espinho onde concluiu o 12º ano do Curso Profissional de Instrumentista de Cordas e Teclas.

É licenciado com nota máxima no exame final em Guitarra Clássica pela Universidade de Évora, sob a orientação do professor Dejan Ivanović. Concluiu recentemente o mestrado em performance pelo Conservatorium Maastricht, na Holanda, orientado por Carlo Marchione; durante esse período, teve também oportunidade de ser ensinado pela guitarrista Irina Kulikova através de aulas privadas.

Em 2011, no Concurso Luso Espanhol de Fafe, obteve o 3º lugar na categoria V, em 2014 o 1º prémio do Nível B do II Concurso Internacional de Guitarra Clássica da Golegã, o 3º lugar no 1º Concurso Internacional de Guitarra de Guimarães na categoria E, o 1º lugar no 16º concurso internacional da cidade do Fundão na categoria superior e o 2º prémio no III Concurso Internacional de Guitarra Clássica da Golegã no nível B, o 1º Prémio no XI Concurso Internacional de Guitarra de Leiria, o 2º Prémio da Categoria E no 2º Concurso Internacional de Guitarra de Guimarães e em 2016, o 1º prémio no 1º Concurso Nacional de Guitarra do Montijo, o 2º prémio no Concurso Nacional de Guitarra de Fátima e o 2º prémio no 3º Concurso Internacional de Guitarra de Guimarães.

Filipe Neves Curral frequentou classes de aperfeiçoamento orientadas pelos guitarristas Dejan Ivanović, Pedro Rodrigues, Gäelle Solal, Júlio Guerreiro, Michalis Kontaxakis, Fábio Zanon, Enno Voorhorst, Roberto Aussel, Lex Eisenhardt, Anton Baranov, Rafael Aguirre, Hubbert Käppel, Jeremy Jouve, Zóltan Katona, Margarita Escarpa, Marco Tamayo, Marco Smaili, Alex Garrobé, Carles Trepat, Costas Cotsiolis, Irina Kulikova, Darko Petrinjak, Paolo Pegoraro e Judicael Perroy.

Actualmente, reside em Maastricht (Holanda) onde participa em vários projectos artísticos dentro e fora da música clássica, dos quais se destacam “DualidaD” (peça de teatro para um guitarrista e actriz), Andes Ensemble (música popular Sul-Americana arranjada para oboé, violoncelo e guitarra), música de câmara com o quinteto de sopros Zuiderwind, Fluguido (duo de flauta e guitarra), Duo SeiVoce (duo de guitarra e mezzo-soprano), entre outros.

[ Bio facultada por Filipe Neves Curral e publicada na Meloteca a 05 de outubro de 2019 ]