Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Filipe Faria

Produtor

Filipe Faria iniciou os Estudos Musicais na Fundação Musical dos Amigos das Crianças aos 4 anos de idade, onde estudou violino com as professoras Leonor Prado e Klára Erdei.

Em 1997/1998, frequentou o último ano do curso de violino do Conservatório Nacional com o professor Rui Guerreiro.

É elemento efectivo do Coro Gulbenkian da Fundação Calouste Gulbenkian desde a temporada de 1998/1999. Foi elemento do Grupo Vocal Olisipo entre 2000 e 2002 e trabalha regularmente com os seguintes agrupamentos de câmara: Concertus Antiquus, Coro D. Luís I, Coral Vértice, Cantus Firmus, Coro Ricercare, Ensemble Vocal Introitus, Lusitaniae Musica, Madrigalistas de Lisboa, Voces Caelestes e Vozes Alfonsinas, com os quais tem tido a oportunidade de se apresentar em coro e a solo em salas e festivais nacionais e internacionais. Estudou canto com Marina Ferreira e Elsa Cortez.

Em 2000, fundou o projecto L’Antica Musica & Moderna Prattica. É fundador e presidente da direcção da Arte das Musas, associação que desenvolve a sua actividade na área da intervenção cultural e artística e dos projectos educativos. Foi director musical do Festival de Música Sacra do Baixo Alentejo “Terras sem Sombra”.

No plano académico, completou o Curso de Licenciatura em Ciências Musicais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, o Curso de Pós-Graduação em Ciências Musicais pela Universidade Autónoma de Lisboa (Técnicas de Edição Musical dos Séculos XVI a XVIII) e o Curso de Especialização em Ciências Documentais pelo Departamento de História da Universidade de Évora.

Frequenta o Curso de Mestrado em História da Arte, Património e Teoria do Restauro do Instituto de História da Arte, Departamento de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Em 2003, apresentou uma comunicação na XII Semana de Estudos das Religiões na Universidade Nova de Lisboa denominada “As Cantigas de Santa Maria ou a Sacralização do Trovador”.

Paralelamente, é finalista do Curso de Pintura da Sociedade Nacional de Belas Artes onde estudou com Paiva Raposo, Jaime Silva e Mário Rita.

27 Março 2005

Partilhe
Share on Facebook
Facebook