Filipa Cardoso

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Filipa Cardoso

Piano

Filipa Cardoso nasceu em 1986, em Viseu. Estudou piano com Jorge Martins, Pedro Ferro e Regina Castro nos Conservatórios de Viseu e Aveiro.

Foi laureada no V Concurso Lopes-Graça (2010), no Concurso de Piano da Guarda (2009) e no Concurso de Jovens Intérpretes das Caldas da Rainha (2010).

Em 2010 concluiu a Licenciatura em Ensino de Música na Universidade de Aveiro, na classe de Fausto Neves, e em 2012 o Mestrado em Música na mesma instituição.

Ao abrigo do programa Erasmus, frequentou a Academia de Música Franz Liszt, na classe de Lázlo Baranyay. Frequentou cursos de técnica e interpretação pianística com Orazio Maione, Constantin Sandu, Marian Rybicki, Jaime Mota, Sergei Kovalenco, Rudolfo Rubino, Josep Colom, Pedro Burmester, Margarida Prates e Álvaro Teixeira Lopes, entre outros.

Colaborou com orquestras sinfónicas e de sopros, sob a direcção de Lorenzo Della Fonte, Luís Carvalho, Ernst Schelle, Luís Clemente, etc.

Integrou, entre 2011 e 2014, o Trio Ímpar, em conjunto com a violinista Sofia Leandro e o saxofonista André Correia.

Em 2007 e 2009, gravou com o flautista Samuel Couto para a Antena 2 e, em 2015, com o saxofonista Henrique Portovedo.

Exerce funções docentes e de pianista acompanhadora no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian e na Escola de Artes da Bairrada. É também para esta função que é frequentemente solicitada para colaborar em recitais, concursos, gravações e outros eventos.

2016