Fernando Ramos
Saxofone
Fernando Ramos é um dos saxofonistas mais proeminentes no panorama nacional português. Especializado tanto em repertório tradicional como em música contemporânea, integra projectos que vão desde o barroco até ao cross-over e improvisação. Actuou por toda a Europa, América Latina e Australásia.
Enquanto pedagogo, tem formado uma nova geração de saxofonistas tanto em Portugal como fora de portas. Formou-se no prestigiado Conservatorium van Amsterdam.
Teve contacto com inúmeros nomes do panorama mundial do saxofone clássico. Neste período, colaborou com vários artistas de todo o mundo de diferentes áreas.
Trabalha activamente com compositores na criação de repertório novo para saxofone, tendo já inúmeras obras dedicadas tanto a solo como nas diversas formações que integra.
É saxofonista convidado da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música e colabora frequentemente em projectos com o Remix Ensemble e o Serviço Educativo da Casa da Música.
Actua em algumas das mais célebres salas de concertos de países como Alemanha, Holanda, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia, Colômbia, México, França, Espanha e Portugal.
É professor na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE), Universidade de Aveiro e Escola Profissional de Música de Espinho.
É membro do KinetixDUO com Jeffery Davis (vibrafone), STP [trio com Telmo Marques (piano) e Gonçalo Dias (Trombone Baixo)], Grain[z] com Nuno Aroso (Percussão) e Dimitris Andrikopolous (Electrónica).
Foi co-fundador do QuadQuartet e em 2010 criou o ensemble FLUX Collective.
Fernando Ramos é patrocinado pelos saxofones Selmer-Paris, Vandoren-Paris e toca exclusivamente com abraçadeiras JLV-France.
[ Bio facultada por Fernando Ramos e publicada na Meloteca a 11 de julho de 2019 ]