Fernando Ramos, maestro, natural de Lisboa

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Fernando Ramos

Direção

Fernando Jorge da Silva Ramos nasceu em Lisboa em 1979. Iniciou os estudos musicais aos 9 anos com o seu pai na Banda da Carris (Lisboa).

Estudou no Conservatório Nacional com José Augusto Carneiro, na Academia Nacional Superior de Orquestra com David Burt e no Instituto Piaget de Almada com Jorge Almeida.

Foi finalista do Prémio Jovens Músicos da RDP na categoria de Solista nível Médio, participou na Ópera “Aida” de Verdi realizada no estádio nacional e em 1998 ingressou no XIRA BRASS com o qual realizou concertos em todo o país e gravou um CD.

Foi professor de Música na Banda da Carris (Lisboa), Banda Vitória Carregueira (Chamusca), Banda de Carcavelos, Banda de Loures e na Banda Recreativa de Bucelas.

Gravou em estúdio alguns álbuns de artistas de Música Ligeira Portuguesa. Tocou no musical de Filipe La Féria, Judy Garland – O Fim do Arco-íris, em cena no Teatro Politeama.

Colaborou com a Orquestra Sinfónica Juvenil com a qual gravou um CD, Orquestra Académica Metropolitana, Filarmonia das Beiras e Orquestra Sinfónica Portuguesa.

Compôs a marcha Com’Paço para o Festival de Bandas de Lisboa, tendo esta sido adotada como hino oficial do Festival.

Composições suas foram gravadas e incluídas nos CD da West Europe Orchestra (Bombarral), Banda da Armada Portuguesa e da Banda Sinfónica do Exército. Fez os arranjos/composições musicais para marchas populares em Lisboa, Sintra, Almada, Póvoa de Santa Iria, Mafra e Venda do Pinheiro.

Frequentou classes de aperfeiçoamento de Trompete com os professores Allen Vizzutti, Eric Aubier, Rod Franks e Philip Smith. Em 2017 frequentou o Curso de Direção de Banda com o Maestro Paulo Martins na Banda Sinfónica do Exército.

Frequentou masterclasses/workshops de Direção de Banda com os maestros: José Pedro Figueiredo, Francisco Ferreira, Luís Clemente, Paulo Martins, Jo Conjaerts, Mitchel Fennel, Frank de Vuyst, Mark Heron, Felix Hauswirth, Yibin Seow, Rafael Albors , Javier Viceiro Filgueira, Laurence Marks, e o compositor Eric Ewazen. Frequenta a Academia Europeia de Direcção de Banda.

Participou na 1ª Semana Académica “Cultura em Segurança”, promovida pela Banda Sinfónica da PSP na classe de Direção de Banda do Maestro Comissário Ferreira Brito.

De 2010 a 2014 foi Maestro Adjunto da Banda de Música do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa. Em 2013 integrou o Júri da Grande Marcha de Lisboa. Em 2014 frequentou o Curso de Direção de Banda com Alberto Roque em Pousos – Leiria (SAMP).

É desde 2015 Maestro da Banda de Música do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa. De 2013 a 2020 foi Maestro da Banda de Música da Liga dos Amigos de Castelo Novo (Algés). É desde 2017 Maestro da Banda do Samouco.

Biografia facultada por Fernando Ramos, publicada na Meloteca a 06 de junho de 2021.

Clique AQUI para saber mais sobre músicos de Lisboa.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook