Fernanda Wandschneider pianista

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Fernanda Wandschneider

Piano

Maria Fernanda Wandschneider nasceu no Porto, cidade onde começou os estudos musicais aos 6 anos. no Curso de Música Silva Monteiro. Nesta escola obteve o Grande Prémio de Honra e Medalha de Ouro. Em 1955, obteve o Diploma do Curso Superior de Piano no Conservatório de Música do Porto, com a mais alta classificação, 20 valores (Distinção e Louvor). Especializou-se em Paris com V’lado Perlemuter e em Viena com Hans Graf.

Aos 9 anos, foi eleita “Artista da Emissora Nacional” (RDP), o que lhe proporcionou dar numerosos recitais e concertos com a Orquestra R.D.P. e na R.T.P. Prosseguiu com inúmeros recitais em Portugal, Espanha, França (Paris), Áustria (Viena, Salzburg) e Alemanha. Em março de 1968 deu uma série de concertos na Alemanha e na Áustria. Foi convidada a dar concertos no Festival Chopin, na Polónia, em 1996. Foi também convidada a tocar no Festival de Salzburg, onde recebeu ótimas críticas.

Como solista, colaborou com chefes de orquestra portugueses e estrangeiros na Rádio e na Televisão.

Formou um duo de dois pianos, com o qual deu numerosos concertos e tocou grande parte do repertório para dois pianos.

Gravou CD com obras de compositores portugueses.

É detentora de vários prémios nacionais e estrangeiros, entre os quais se contam 1º s Prémios da Juventude Musical Portuguesa, o 2º Prémio Nacional Guilhermina Suggia e o 1º Prémio Internacional de Santiago de Compostela e Orense. Recebeu a Medalha de Mérito Grau Ouro da Cidade do Porto em 1988.

Foi fundadora e presidente do Concurso Internacional de Música do Porto desde 1968, concurso que, ao longo das suas 26 edições, foi um ponto de passagem obrigatório no circuito europeu de provas de piano. É membro fundador dos Concursos Internacionais de Piano Bösendorfer Empire (Bruxelas).

Foi convidada a integrar o Júri de Seleção e o Júri de Premiação do V Concurso Nacional de Jovens nas Artes – Francisco Wandschneider (ANJE).

Discípula de Ernestina Silva Monteiro e Berta Alves de Souza, Fernanda Wandschneider desenvolveu uma longa carreira de 36 anos como professora no Conservatório de Música do Porto, chegando a ocupar o cargo de Presidente do Conselho Diretivo. Foi também diretora do Curso de Música Silva Monteiro.

[ Atualizado a 8 de janeiro de 2019 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook