Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Fernanda Correia

Canto . Ensino

Professora de Canto e Interpretação, Fernanda Correia é natural de Grijó, Vila Nova de Gaia.

Fernanda Correia é diretora pedagógica do Conservatório Superior de Música de Gaia, professora adjunta jubilada da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, do Instituto Politécnico do Porto e do Conservatório de Música do Porto.

Fernanda Correia, professora de canto

Fernanda Correia, professora de canto

Obteve diplomas dos Cursos Superiores do Conservatório de Música do Porto: Canto – classe de Marta Armstad; Piano – classe de Hélia Soveral.

Diplomas de Licenciaturas*, no Mozarteum em Salzburg, como bolseira da Gulbenkian: Canto-Concerto – classe de Schilhawsky; Ópera – classe de Vittoria Ursuleac * – Reconhecimento pela Universidade Nova de Lisboa

Fez cursos de interpretação de ópera Mozartiana com o Maestro Paumgartner; Curso de Análise Musical com Groner de Vasconcellos; Curso de Iniciação Musical com Edgar Willems; cursos de Encenação e Teatro com Correia Alves, Pflanzl e Gino Saviotti: cursos de Canto Pós-Graduações em Itália, Áustria, Lisboa e Porto.

Obteve o primeiro prémio em Literatura Italiana – Concurso do Instituto de Língua Italiana; Primeiro Prémio de Canto da Juventude Musical Portuguesa; Bolseira do Consulado Italiano na Universidade de Peruggia.

Foi bolseira da F. Calouste Gulbenkian. Trabalhou com mestres mundialmente conhecidos como Toti del Monte, Maria Rossini, Mirko Bononi, Walter Raninger, Vittoria Ursuleac, Paul Schilhawsky e Gino Becchi.

Da carreira como intérprete destacam-se: gravações na rádio de Veneza, Áustria, RDP e RTP; recitais no Festival de Veneza, Salzburg, Costa do Estoril e Sevilha; recitais de Lied em Viena e Salzburg; Interpretação do “Requiem de Lopes Graça” em 1ª Audição Mundial; 1.º Prémio da Juventude Musical em Lied, Oratória, e Ópera; 1.º Prémio da J.M.P. em Ópera.

Interpretou oratórias de Mozart, Bach, Monteverdi, Pergolesi, Charpentier, Händel, Ohana e Orff. Em Ópera interpretou: Pergolesi: Serpina; Mozart: Bastienne, Cherubino, Condessa, Finta Giardimiera, D. Elvira, Fiordiligi, Pamina; Purcell: Dido; Gluck: Euridice; Verdi: Violeta; Puccini: Tosca; Mascagni: Cigano; Mendelssoh: Sonho de uma Noite de Verão.

Como membro dos Grupos de Música Reservata e Música Vocal Contemporânea atuou como solista em Alemanha, Checoslováquia, Espanha, Itália e Portugal Gravou vários CD para a SEC.

Como encenadora, apresentou várias óperas no País e no Estrangeiro obtendo ótimas referências críticas: Pergolesi: La Serva Padrona, Il maestro di Música, Cimarosa: Il matrimónio secreto; Purcell: Dido e Eneas; Mozart: Bastien e Bastienne, Flauta Mágica, Cosi Fan Tutte, Bodas de Fígaro; Menotti: The Telephone, Amahl; Verdi: Traviata; Puccini: Suor Angélica; Montsalvatge: Gato das Botas.

Integrou vários Júris de Canto. Ministrou masterclasses de Canto e Interpretação tanto no País como no estrangeiro. Ministrou Seminários de Fisiologia da Voz na Universidade de Medicina e Ações de Formação para Docentes do Secundário.

Com a ânsia de um aperfeiçoamento contínuo frequentou masterclasses com os cantores Jean Derrubaix; Re Koster (de quem recebeu convite para lecionar em Paris como sua assistente); Cotrubas; Rudolf Knoll; Gundula Janowitz; Laura Sarti; Rudolf Piernay; Charles Spencer; Hilde Zadec.

Músicos naturais de Gaia

Partilhe
Share on Facebook
Facebook