Fátima Fonte

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Fátima Fonte

Composição

Fátima Fonte estudou composição na ESMAE (Porto) e no Conservatório de Música de Amesterdão, com Richard Ayres.

Como parte do seu interesse em música vocal e diferentes tradições musicais, esteve na Índia a estudar Música Hindustani com a cantora Aparna Gurav, como bolseira da Fundação Oriente.

Entre os intérpretes das suas obras encontram-se o Nieuw Ensemble (Concertgebouw Amsterdam / Den Bosh), Icarus Ensemble (Itália / Huddersfield Contemporary Music Festival 2012 no Reino Unido), orkest de ereprijs (Young Composers Meeting Apeldoorn / Gaudeaumus Music Week 2013 na Holanda).

Nos últimos anos tem trabalhado intensamente com música de cena em Portugal, colaborando com várias companhias de teatro do Porto. Destaca-se a composição da ópera buffa A Querela dos Grilos (libreto de Tiago Schwäbl), apresentada em numerosas salas nacionais.

Na temporada 2017-18 foi Jovem Compositora Associada ao Teatro Nacional de São Carlos, participando em diversos workshops colaborativos com cantores, instrumentistas, bailarinos e coreógrafos, além da estreia da peça Era uma vez eu-alface pela Orquestra Sinfónica Portuguesa e Mário Alves (narrador).

Em 2019 a Orquestra Gulbenkian tocou Breve Desassossego como parte do workshop “Composing for voices”, e o Duo Tágide estreou a peça coração acordeão encomendada pela Miso Music Portugal.

Actualmente inicia um doutoramento em Composição na Guildhall School of Music and Drama (Londres).

[ Bio facultada por Fátima Fonte e publicada a 08 de março de 2020, no Dia Internacional da Mulher ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook