flautista Eva Duarte

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Eva Duarte

Flauta

Eva Duarte nasceu em 1993 no Funchal, na Ilha da Madeira. Iniciou os estudos musicais aos 10 anos no Gabinete Coordenador de Educação Artística (GCEA) – Região Autónoma da Madeira com Tânia Fernandes.

Em 2009 foi premiada com o terceiro lugar no “II Concurso Nacional de Flauta Transversal do Conservatório de Música de Aveiro” e com o segundo lugar no “4.º Concurso de Música Anatólio Falé – Cidade de Lagos”. Em fevereiro de 2011 ganhou o Prémio Honorífico David Russell em Vigo. Em abril do mesmo ano também foi classificada em 2º lugar pelo “II Concurso Internacional de Música de Câmara de Alcobaça” (CIMCA), não tendo sido atribuído o 1º prémio.

Participou em classes de aperfeiçoamento orientadas por Nuno Inácio, Vasco Gouveia, Gil Magalhães, Averil Williams, Sarah Rumer, William Bennett e Jacques Zoon. Também foi membro da Orquestra de Jovens dos Conservatórios Oficiais de Música (OJ.COM) nos anos lectivos 2008-2009 e 2009-2010 (como chefe de naipe).

Já colaborou com a Orquestra Sinfónica Metropolitana, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra Clássica da Madeira e WESO –West European Studio Orchestra. Já foi dirigida por maestros como Jean-Sebastien Béreau, Ernest Schelle, Jacomo Bairos, Reinaldo Guerreiro, Rui Carreira, André Granjo, Jean-Marc Burfin, Michael Zilm, Sebastien Tewinkel, entre outros.

Em julho de 2010 terminou o Curso Profissional de Instrumentista, na classe da professora Eva Rodrigues, do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira (CEPAM), com classificação máxima na Prova de Aptidão Profissional (PAP).

Concluiu em julho de 2014 a licenciatura de Instrumentista de Orquestra na Academia Nacional Superior de Orquestra com o professor Nuno Inácio. Frequenta o 2º ano do Mestrado em Ensino da Música – Flauta Transversal na Escola Superior de Música de Lisboa e do Mestrado em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto na Escola Superior de Artes Aplicadas em Castelo Branco.

É professora de Flauta Transversal e Formação Musical desde outubro de 2013 da Escola das Artes do Alentejo Litoral. É também docente de Flauta Transversal e Flautim na Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense desde setembro de 2016 e de Formação Musical e Classe de Conjunto – Coro no Conservatório de Música de Almada desde outubro de 2018.

[ Bio publicada na Meloteca a 27 de julho de 2019 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook