Eugénia Moura piano

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Eugénia Moura

Piano

Eugénia Moura é natural de Viana do Castelo. Trabalhou regularmente com os professores Alberto Gomes, Almeida Garrett, Carolina Pimentel, Teresa Xavier, Fernando Jorge Azevedo, Helena Sá e Costa, e em classes de aperfeiçoamento com Sequeira Costa, Winifred Wolf e Vlado Perlemutter. Possui o Curso Superior de Piano, pelo Conservatório de Música do Porto, a Licenciatura em História, pela U.P., o grau de mestrado pela Universidade de Boston, EUA e o DEA em História da Música e Musicologia, pela Sorbonne, Paris IV.

Foi docente no Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), de 1985 a 2007, tendo integrado a Direção da ESEVC no triénio de 1995-98, docente convidada da Universidade de Roehampton, Londres, de 1997 a 2006 e criou o primeiro mestrado em ensino da música, em parceria com esta instituição inglesa.

Colaborou com a ESMAE, com a ARTAVE e com a Escola Profissional de Música de Viana do Castelo na orientação de seminários, projetos pedagógicos e como convidada para júri de PAP’s, de 2002 a 2010 e na orientação de teses de mestrado no IPVC, Universidade de Aveiro e Universidade de Roehampton de 1997 a 2011. Com várias investigações publicadas em revistas da especialidade, em Portugal e no Brasil, orientou seminários sobre avaliação em Portugal e na Catalunha e foi Membro da Equipa Editorial da revista Ensinarte – Revista das Artes em Contexto Educativo, CESC, Universidade do Minho, de 2002 a 2010.

Professora de piano na Juventude Musical, Academia de Música de Viana do Castelo, Academia de Música Fernandes Fão, Conservatório de Neuilly, França, é-o atualmente no Conservatório de Música de Barcelos. Desenvolveu atividade, como pianista acompanhadora, no Conservatório de Música do Porto, na Academia de Música de Viana do Castelo, na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, na Academia de Música Fernandes Fão, no Conservatório de Neuilly e, atualmente, no Conservatório de Música de Barcelos.

Com larga experiência como solista e em música de câmara com músicos portugueses e estrangeiros, apresentou-se em Portugal, Espanha, Áustria, França e Marrocos, divulgando sistematicamente compositores portugueses, quer como pianista, quer como programadora. Trabalhou, igualmente, com os maestros Miguel del Castillo, Vítor Matos e Ernst Schelle, com o Ballet – Teatro Contemporâneo do Porto e com os atores Rita Carneiro e Pedro Lamares.

Fez parte da direção da EPTA-Portugal (European Piano Teachers Association), de 1999 a 2003, de diferentes Júris de Concursos de Piano, em Portugal e França e foi, até 2014, Diretora Artística de diversos Festivais de Música e do Concurso Ibérico de Piano.

Atualmente, faz parte da equipa responsável pelo Concurso Nacional de Piano “Pequenos Galinhos” e dos Ciclos “Quartas Perfeitas” no Conservatório de Música de Barcelos.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook