Ernestina da Silva Monteiro

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Ernestina da Silva Monteiro

Pedagoga . Pianista

Filha de José da Silva Monteiro e de Ernestina Moreira da Silva Monteiro, Ernestina Júlia da Silva Monteiro nasceu na Quinta da Lavandeira, na freguesia de Oliveira do Douro, Vila Nova de Gaia, em 9 de dezembro de 1890. Foi batizada em 25 de fevereiro de 1891, sendo padrinhos Constantino de Almeida, tio materno, e a Condessa da Silva Monteiro, avó paterna. Faleceu no Porto em 25 de fevereiro de 1972, estando sepultada no Cemitério da Lapa.

Em 2 de março de 1928, fundou, com suas irmãs, Carolina e Maria José, o Curso Silva Monteiro, primeira grande escola particular de Música no Porto. Tinham sido alunas de Augusto Suggia, de sua filha Virgínia, e de Óscar da Silva.

Deste início, a orientação pedagógica assentou no pensamento e mundividência sobretudo de Ernestina da Silva Monteiro. De facto, uma prática muito própria tem caracterizado, ao longo dos anos, o Curso Silva Monteiro, permanecendo como um valioso legado.

Várias linhas de força caracterizam o espírito da Escola: conceito integral de educação, sensibilidade aos mais novos, articulação com os pais, prioridade à qualidade artística, forte ligação professor-aluno, dimensão espiritual da arte –
Soli Deo Gloria foi a divisa adotada.

A música ocupou um lugar central na sua formação. Dos professores que teve, os nomes mais marcantes foram Augusto e Guilhermina Suggia, e Óscar da Silva, que estudara Piano com Clara Schumann.

Foi grande amiga e pianista acompanhadora da grande violoncelista Guilhermina Suggia e também do violetista François Bross.

Fonte: Luís Cabral

Como pedagoga, Ernestina da Silva Monteiro formou, durante quatro décadas, gerações de pianistas e professores, deixando um valioso legado.

[ Inserido na Meloteca a 08 de janeiro de 2019 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook