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Elvira Ferreira

Soprano

Elvira Ferreira nasceu no Porto, onde iniciou os estudos de música e canto, com Gemma Sala e Annerose Gilek, no Curso de Música Silva Monteiro. Posteriormente, trabalhou técnica vocal e interpretação de ópera e concerto com Lola Aragón, na Casa de Mateus, e com Helena Pina Manique, Gino Bechi e Marimi del Pozo, em Lisboa.

Frequentou a Accademia Verdiana, em Busseto, onde estudou com Carlo Bergonzi.

Foi cantora residente do Teatro Nacional de S. Carlos.

Interpretou os papéis de Pamina e Papagena (Die Zauberflöte – Mozart), Sirena (Rinaldo – Häendel), Siège Louis XV (L’Enfant et les Sortilèges – Ravel), First Witch (Dido and Aeneas – Purcell), Lisetta (Lo Spirito di Contradizione – Francisco António de Almeida) Sacerdotisa (Aida – Verdi), Micaela, Frasquita (Carmen – Bizet), Oscar (Un Ballo in Maschera – Verdi), Adina (Elisir d’Amore – Donizetti), Despina (Così Fan Tutte – Mozart), Blonde (Die Entführung aus dem Serail – Mozart), Sophie (Der Rosenkavalier – Strauss), Elvira (L’Italiana in Algeri – Rossini), Nannetta (Falstaff – Verdi), Gilda (Rigoletto – Verdi), Amina, Lisa (La Sonnambula – Bellini), Marzelline (Fidelio – Beethoven), Anna (Nabucco – Verdi), Nella (Gianni Schichi – Puccini), Rosina, Berta (Il Barbiere di Siviglia – Rossini), Zerlina, D. Elvira, D. Anna (D. Giovanni – Mozart), Primeira Trabalhadora, Segunda Irmã, Segunda Mulher, (Os Dias Levantados – Pinho Vargas), Mrs. P (The Man Who Mistook His Wife For A Hat – Michael Nyman), Susanna, Contessa, (Le Nozze di Figaro – Mozart), Mme Euterpova (Help, Help, the Globolinks – Menotti), Primeira Flor (Parsifal – Wagner), Segundo Anjo (Palestrina – Pfizner), Lisetta (Ouro Não Compra Amor – Marcos Portugal), Ernesta (As Damas Trocadas – Marcos Portugal), Liù (Turandot – Puccini), Leonora (Il Trovatore – Verdi).

Do repertório de concerto, interpretou a Missa em Dó menor, de Mozart, a cantata Carmina Burana, de Orff, o Requiem à memória de Luís de Freitas Branco, de Joly Braga Santos, o Te Deum, de Silva Leite, o Te Deum de Charpentier, a Missa de Santa Cecília, de Haydn, o Stabat Mater, de Rossini, a IX Sinfonia de Beethoven, os Quatro Madrigales Amatorios, de Joaquín Rodrigo, Le Martyre de Saint Sébastien, de Debussy, o Requiem de Verdi, o Stabat Mater de Dvorak, o Requiem à Memória de Camões, de João de Sousa Carvalho.

Foi dirigida pelos maestros Franco Ferraris, Armando Gatto, John Neschling, Silva Pereira, Manuel Ivo Cruz, Roberto Perez, Armando Vidal, João Paulo Santos, Gunther Neuhold, Roberto Manfredini, Nello Santi, Giuliano Carella, Lathan Köenig, Frédéric Chaslin, Renato Palumbo, Ferreira Lobo, Gunther Arglebe, Fernand Terby, Richard Armstrong, Rafael Montes, Christopher Bochmann, Jorge Matta, Michael Nyman, Fernando Fontes, Leonardo de Barros, Muhai Tang, Tadeusz Serafin, Ramón Encinar, Gabor Ötvös, Paolo Arrivabene, Josep Ferrer, Michael Zilm, Zoltán Peszkó, Hynek Farka, Nino Lepore, Thomas Fulton, Nikolay Lalov, Antoni Wit, António Lourenço, Félix Carrasco, Giuseppe Lanzetta, Osvaldo Ferreira.

Cantou com a Orquestra do Teatro Nacional de S. Carlos, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra do Norte, Orquestra Clássica do Porto, Orquestra Nacional do Porto, Orquestra do Algarve, Orquestra Sousa Carvalho, Orquestra da BRT, em concertos na Bélgica, a Orquestra Sinfónica Juvenil, o Coro e Orquestra Filarmónicos de Shanghai, no Festival Internacional de Música de Macau, a Orquestra da Ópera de Sófia, em concertos na Bulgária, a Orquestra da Welsh National Opera, em Cardiff, a Orquestra do Teatro Angrense, a Orquestra Clássica da Madeira, a Orquestra Emeritus, de S. Francisco, nos Estados Unidos da América, a Royal Philarmonic Orchestra, em Lisboa e no Porto, a Orquestra Gulbenkian, em Lisboa e Macau, a Orquestra Sinfónica Sant Cugat, em Barcelona, a Orquestra Filarmónica de Varsóvia e a Orquestra da Póvoa do Varzim.

Gravou para a RTP e para a RDP recitais de música espanhola com o pianista António Toscano, com quem se apresenta regularmente em público.

Cantou também com os pianistas Irene Stiglic, Armando Vidal, Carla Seixas, João Paulo Santos, Fernando Domingos, Fernando Fontes, Alan Branch, Francisco Sassetti, Vera Prokic, Xavier Parés e Nicholas MacNair.

Colaborou com o Real Teatro de Queluz.

Participou nos Encontros de Música da Casa de Mateus e no Festival Internacional de Música de Macau.

Foi premiada no concurso “Ópera e Belcanto”, da Radiotelevisão Belga, em Gand.

Foram-lhe atribuídos os prémios “Tomás Alcaide” e “Nova Gente”, pela sua interpretação do papel de Gilda, na ópera “Rigoletto”, de Verdi.

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