Elisa de Sousa Pedroso, pianista e musicóloga natural de Vila Real

Elisa de Sousa Pedroso

Pianista . Divulgadora . Promotora

Pianista, promotora e musicóloga, Elisa Baptista de Sousa Pedroso nasceu em Vila Real em 10 de julho de 1881 e morreu em Lisboa a 18 de abril de 1958.

Filha do Visconde de Carnaxide, António de Sousa Pedroso, violinista amador, e mulher do jurista Alberto Pedroso, um dos fundadores da Sociedade de Concertos de Lisboa, estudou piano com Alexandre Rey Colaço e José Viana da Mota.

Iniciou a sua carreira de pianista bastante cedo, mas foi como patrocinadora e divulgadora musical que a sua atividade se notabilizou. O seu palacete em Lisboa foi o ponto de encontro de numerosos músicos, portugueses e estrangeiros de visita a Lisboa. e de outros artistas e intelectuais, nomeadamente Pedro de Freitas Branco, Lourenço Varela Cid, Nela Maïssa, Helena Sá e Costa, Armando José Fernandes, Croner de Vasconcelos, Joly Braga Santos, Silva Pereira, entre outros.

Em 1934 fundou o Círculo de Cultura Musical, onde ocupou o cargo de diretora até à sua morte. Foi consultora artística dos concertos públicos gratuitos promovidos pela Câmara Municipal de Lisboa, sócia da Real Academia das Belas-Artes de São Fernando (Madrid), presidente de honra do Orfeão Donostiarra (San Sebastian), sócia honorária da Orquestra Sinfónica de Madrid, presidente Vitalícia da Juventude Musical Portuguesa e responsável pela secção portuguesa do conselho internacional da Révue Internationale de Musique.

(Cristina Fernandes, EMPXX)

Em Lisboa,  homenageia a pianista, musicóloga e pedagoga o Jardim Elisa Baptista de Sousa Pedroso, anteriormente também conhecido por Jardim Salazar ou Jardim da Imprensa.

É um jardim de acesso público e sem vedações localizado na freguesia da Estrela (Lisboa), em Lisboa, sendo delimitado pela rua da Imprensa a Estrela (poente), por um muro que o separa do espaço onde está a Congregação do Espírito Santo (norte) e por um muro que o separa do jardim do Palacete de São Bento (nascente).

(Wikipédia)

[ Músicos naturais de Vila Real ]