Eliana Magalhães, violinista, de Valpaços

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Eliana Magalhães

Violino

Eliana Magalhães nasceu em Vilarandelo, Valpaços. Iniciou a sua carreira musical aos 9 anos na Academia de Música da Ribeira Grande (São Miguel – Açores), na classe de piano da professora Svetlana Kusselova.

Aos 12 anos ingressou na Escola Profissional Artística do Vale do Ave, na classe de Violino de José António Camarinha e, em 2005, de António Soares, com quem concluiu, em 2008 o Curso de Instrumentista de Cordas com média final de 18 valores.

Terminou em 2011 a Licenciatura em Instrumentista de Orquestra, com Aníbal Lima, na Academia Nacional Superior de Orquestra, e, em 2013, o Mestrado em Ensino de Música na classe de violino de Eliot Lawson e Ilya Grubert.

Frequentou o Doutoramento em Artes Musicais da Universidade Nova de Lisboa/ESML, na classe de violino de Tiago Neto, onde obteve o Diploma de Estudos Avançados em Artes Musicais, especialidade instrumental.

Participou em classes de aperfeiçoamento de violino com os professores Boris Kuniev, Alexei Mijlin, Aníbal Lima, Radu Ungureanu, Zofia Woycicka, Yossi Zivoni e Sergey Kravchenko.

Foi membro da Orquestra ARTAVE, APROARTE, Académica Metropolitana e Sinfónica Metropolitana.

Integra o quarteto de cordas Quadrivium desde 2018 e, ocasionalmente, a Sinfonietta de Ponta Delgada, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Orquestra do Algarve, a Orquestra de Câmara Portuguesa, a Orquestra do Theatro e a Orquestra de Cordas da Beira Interior.

Tocou com a Orquestra de Macau em 2012 e, em 2013 com a Orquestra de cordas Civitas Musicae de Calahorra (Espanha).

Destaca-se o seu trabalho com maestros como Ernst Schelle, Joana Carneiro, António Vitorino d’Almeida, Tobby Hoffmann, Michael Zilm, Evgany Burshkov, Nir Kabaretti, Garry Walker, Emílio de César, Roberto Pérez, Giovanni Andreoli, Amâncio Cabral, César Viana, Jean Sebastién Béreau, Jean Marc Burfin, Pedro Neves, entre outros.

Trabalhou com solistas como Boris Belkin, Artur Pizarro, Nelson Freire, António Rosado, Alexandre da Silva, Soyoung Yoon, Thomas Moser, Markus Eiche, Katarina Karnéus, Ana Ester Neves, António Vitorino de Almeida, Maria João, Mário Laginha, António Vitorino d’ Almeida, Jorge Moyano, Augustin Dumay, Natacha Titch, Pavel Gomziakov, Tomohiro Hatta, Marie Chilemme, Iddo Bar-Shai e Daniel Garlitsky.

Foi docente de violino do Ensino Integrado de Música da Casa Pia de Lisboa de 2011 a 2015 e leciona violino na Escola de Música do Colégio Moderno desde setembro de 2013.

Bio facultada por Eliana Magalhães, publicada na Meloteca a 10 de outubro de 2021

Músicos de Valpaços

Clique AQUI para saber mais sobre músicos do Concelho

Partilhe
Share on Facebook
Facebook