Eduardo Lopes
Percussão
Eduardo Lopes efetuou estudos de bateria jazz e percussão clássica no Conservatório Superior de Roterdão (Holanda).
É licenciado pela Berklee College of Music (EUA) em Drum Set Performance e Composição com a mais alta distinção (Summa Cum Laude).
É doutorado em Teoria da Música pela Universidade de Southampton (Reino Unido) sob orientação de Nicholas Cook. Entre 2004 e 2006 realizou investigação de pós-Doutoramento nas áreas da Música, Matemática e Computadores no Instituto Superior Técnico em Lisboa.
Ao longo da sua carreira recebeu vários prémios e bolsas de estudo nacionais e internacionais.
Atua regularmente com os mais relevantes músicos portugueses e artistas internacionais de renome, tais como: Mike Mainieri (Steps Ahead); Dave Samuels (Spyro Gyra); Myra Melford; Susan Muscarella; Kevin Robb, Phil Wilson; e Bruce Saunders.
Gravou vários CDs, alguns dos quais em seu próprio nome.
Apresentou-se em concertos em Portugal, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Escócia, Brasil, Japão e EUA.
É autor e coordenador de várias publicações científicas sobre a problemática da interpretação musical, teoria da música e ritmo, jazz e ensino de música das quais se destacam os livros:
- “A Bateria: estudos para estilos Básicos”,
- “Perspectivando o Ensino do Instrumento Musical no Séc. XXI”,
- “Pluralidade no Ensino do Instrumento Musical” e
- “Tópicos de Pesquisa para a Aprendizagem do Instrumento Musical”.
Lecionou na Universidade de Southampton no Reino Unido e na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo em Portugal. De 2012 a 2016 foi diretor do Departamento de Música da Universidade de Évora. Entre setembro de 2016 e agosto de 2017 foi Professor Titular Visitante na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás no Brasil.
É Professor Catedrático do Departamento de Música da Universidade de Évora.
19 de julho de 2023