Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Edgar Saramago

Direção coral

Edgar Saramago nasceu no Porto em 1943. Iniciou os estudos musicais em 1952 na Academia de Música de Luanda nas classes de Teoria e Solfejo, Violino e Piano.

Trabalhou como pianista em vários países da Europa. Estudou Harmonia e Improvisação de Jazz (Piano de Jazz) nos Estados Unidos de 1971 a 1973. Na Holanda, onde residiu durante vários anos, formou-se em Direcção Coral pela Real Federação de Canto dos Países Baixos, em 1980, e desenvolveu uma carreira de Director Coral e de Orquestra. Foi distinguido com o título de Primeiro Membro Honorário da Associação de Música de Câmara da Holanda (Secção de Amsterdão).

De regresso a Portugal, em 1985, ingressou no quadro docente do Conservatório Regional da Covilhã. Desde então, tem leccionado Direcção Coral em diversas escolas de música do País e em cursos nacionais e internacionais realizados em Lisboa, Sines, Aveiro, e Vila Franca de Xira.

Desde 1996, é responsável, conjuntamente com o pedagogo de canto Vianey da Cruz, do Curso de Direcção Coral e Técnica Vocal de Vila Franca de Xira. Foi co-fundador do Curso de Direcção Coral da Academia de Amadores de Música de Lisboa, em 1991/92.

Possui equivalência às disciplinas do Curso de Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa. Foi-lhe concedida a qualificação de Formador Especialista na área de Formação Musical pelo Conselho Coordenador de Formação Contínua de Professores.

Lecciona no Instituto de Música Vitorino Matono em Lisboa.

Dirige o Coro do Ateneu Artístico Vilafranquense (desde 1989), o Orfeão de Estremoz “Tomaz Alcaide” e o Coro do Hospital de S. José em Lisboa.

Participou com o Orfeão de Estremoz “Tomaz Alcaide” no Festival Coral de Schubert (comemorações do bicentenário do nascimento de Schubert), realizado em Viena de Áustria, deslocou-se em digressão ao Brasil com o Orfeão Académico de Coimbra e participou com o Coro do Ateneu Artístico Vilafranquense no 6th Alta Pusteria Choir Festival, realizado em Itália. Em Julho de 1999, participou, como único representante português, no V Simpósio Mundial de Música Coral realizado em Roterdão. É Presidente do Conselho Consultivo Técnico da FENAMCOR – Federação Nacional do Movimento Coral.

04 dezembro 2004

[ Músicos naturais do Porto ]
Partilhe
Share on Facebook
Facebook