Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Edgar Dinis Almeida Cardoso

Piano

Edgar Dinis Almeida Cardoso nasceu no Porto em 1992.

Iniciou os estudos musicais aos 5 anos, na Academia de Música de Vilar do Paraíso (Vila Nova de Gaia), onde concluiu o Curso Complementar com Sandra Meister. Actualmente frequenta o 2º ano da Licenciatura em Música na Universidade de Aveiro sob orientação de Álvaro Teixeira Lopes. Nesta universidade ganhou dois Prémios de Mérito e o Prémio Universidade de Aveiro, atribuído ao aluno com melhor média da Universidade, no passado ano lectivo.

Destacam-se, entre outros, os 1ºs prémios obtidos em concursos de piano: Prémio “Helena Sá e Costa” do concurso interno da Academia de Música de Vilar do Paraíso (2007); Concurso Luso-Espanhol de Fafe (2008); v Concurso Nacional de Piano de Coimbra e III Concurso Nacional Paços Premium de Paços de Brandão (2009); 7º Concurso Ibérico do Alto Minho, Concurso Marília Rocha, 12º Concurso Santa Cecília e Concurso Internacional “Cidade do Fundão”. De salientar ainda o Prémio de Melhor Interpretação da Peça Obrigatória do 4º Concurso Ibérico do Alto Minho (2007) e o Prémio Marília Rocha no Concurso Marília Rocha (2009).

Realizou recitais a solo em Portugal, Alemanha e Inglaterra, tendo sido solista em salas como o Europarque ou o Coliseu do Porto. Em 2008 foi convidado para interpretar um concerto para piano com a Orquestra de Alcalá (Espanha). Actuou como pianista da orquestra bisyoc, num estágio em Shropshire, Inglaterra. Frequentou o curso Chetham’s International Piano Summer School em Manchester (2009) e o pianale Piano Academy em Schlitz (Alemanha). Executou a primeira audição moderna de obras de Miguel Ângelo Pereira e estreou obras de Pedro Santos.

Participou activamente em cursos de aperfeiçoamento com Akiko Ebi, Álvaro Teixeira Lopes, Andrei Diev, Christopher Hinterhuber, Dmitri Alexeev, Friedemann Rieger, Joan Havill, Joaquín Soriano, John Gough, Luiz de Moura e Castro, Maria José Souza Guedes, Mário Laginha, Miguel Borges Coelho, Murray McLachlan, Peter Donohoe, Philippe Cassard, Radoslav Kvapil, Ralf Nattkemper, Ratimir Martinovic, Rodolfo Rubino, Uta Weyand e Yuri Ananiev.

Ingressa na Staatliche Hochschule für Musik und Darstellende Kunst Stuttgart, ao abrigo do programa Erasmus.