Edgar Cantante clarinetista

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Edgar Cantante

Clarinete

Mestre no Ensino da Música em Clarinete, Edgar Cantante é, atualmente, clarinetista na Banda de Música da Força Aérea Portuguesa, do Quarteto de Clarinetes da Figueira da Foz, do Conto Musical “Vila Compasso” e do projeto musical Entre um Sopro.

Como docente leciona a disciplina de clarinete na Academia de Música de Óbidos e na Academia de Música e Artes da Sapataria/Sobral de Monte Agraço, da qual foi fundador em 2013.

Natural de Santo Amaro da Boiça – Figueira da Foz, estudou Clarinete com os professores César Ramos, Alberto Lages, Francisco Pinto, Filipe Dias e António Saiote.

Em 2002 integrou a Banda de Música da Força Aérea Portuguesa, onde atualmente é músico executante de Clarinete Sib e Mib, tendo, em 2008, ingressado no quadro permanente.

Tem-se apresentado, tanto a solo como integrado em diversos grupos de música de câmara, sendo de destacar o concerto a solo com a Banda da Força Aérea Portuguesa em 2008 e no concerto de encerramento do I Festival de Clarinete do Algarve, em 2017.

Tem participado, desde 2000, em diversas masterclasses de clarinete, sob a orientação dos clarinetistas Nicholas Cox, Camilo Irizo, Luís Silva, António Rosa, Bruno Graça e Luís Carvalho.

Como atividade extracurricular, participou em vários estágios: Banda Sinfónica Portuguesa, Orquestra Filarmonia das Beiras, Banda Sinfónica da Bairrada, I Curso de Orquestra de Sopros de Tomar e Orquestra do Conservatório Nacional de Lisboa, onde trabalhou com os maestros Francisco Ferreira, Paulo Lourenço, Tobias Cardoso, Jan Van Der Roost (Bélgica), José Pascual Vilaplana (Espanha), Jouke Hoekstra (Holanda), Félix Hauswirth (Alemanha) e Jean Sébastien Béreau (França).

Graças à sua paixão pelo jazz, estudou com Fausto Córneo, tendo participado na I edição do Sobral Jazz, sob a orientação do trombonista Claus Nymark, e nas masterclasses com Seamus Blake, Benny Lackner e Pekka Pylkkanen.

Em 2010 finalizou a Licenciatura em Clarinete na classe de Filipe Dias e, em 2018, finalizou o Mestrado em Ensino da Música, no  Instituto Piaget de Almada com 18 valores, na classe dos professores Filipe Dias e António Saiote.

Entre 2013 e 2015 estudou no Hot Clube de Jazz, onde teve a oportunidade de trabalhar com alguns professores, entre eles, Paulo Gaspar, João Capinha, Afonso País, e Nelson Cascais.

Orientou a classe de clarinete no 1º curso para jovens músicos do distrito de Beja, na I Masterclass de clarinete no Tubo d’ensaio, na Figueira da Foz, na Masterclass de Sopros, Cordas e Percussão,  em Montemor-o-velho e também na Sociedade Estímulo, em São Jorge (Açores).

[ Bio facultada por Edgar Cantante e publicada na Meloteca a 25 de outubro de 2019 ]

Créditos: Manuel Guerra Pereira

Partilhe
Share on Facebook
Facebook