Ecoromia

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

eCOROmia

Coro

Nasceu em Outubro de 1996, tendo realizado a primeira actuação sob a batuta de Alexandre Pires na Faculdade de Economia do Porto. A partir daí, foram constantes as participações nas sessões solenes da mesma, espectáculos de beneficência e Encontros de Coros, concertos em cidades como Lisboa, Funchal, Gaia, Braga, Vila Real, Faro, Guimarães, Covilhã, Albufeira, Póvoa do Varzim ou Maia, em locais tão distintos como catedrais, Salas Nobres ou Auditórios Municipais.

No Porto, actuou no Coliseu, Rivoli Teatro Municipal, Ateneu Comercial, Teatro Sá da Bandeira, Terço, Alfândega, Mercado Ferreira Borges, Fnac e na sessão de encerramento do Estádio das Antas em Dezembro de 2003.

Organizou dois “eCOROscantam” – Encontros Internacionais de Coros Universitários – nas cidades da Maia (Novembro de 2000) e do Porto (Novembro 2001), respectivamente. No ano seguinte, iniciou a organização de Concertos de Natal com uma vertente solidária.

Os Concertos de Natal eCOROmia, que tiveram lugar no Ateneu Comercial do Porto (Dezembro 2002), no Salão Nobre da Ordem dos Médicos do Porto (Dezembro 2003) e no Rivoli Teatro Municipal do Porto (Dezembro 2004) reverteram, respectivamente, a favor do “Banco Alimentar Contra a Fome”, “Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla” e “Liga Portuguesa Contra o Cancro”. O eCOROmia organiza desde há 4 anos os “ECAP” – Encontros de Coros da Academia do Porto – na semana da Queima das Fitas, organização que lhe é atribuída consecutivamente pela Federação Académica dada a excelência organizativa.

Quanto a digressões, estas têm-se dividido entre o território nacional – Ilha da Madeira (passagem de ano 2001/02) e Algarve (Verão de 2004) – e o estrangeiro – Belfort, França (Maio 2002 no F. I. M. U. – Festival Internacional de Música Universitária que conta com a participação de cerca de 3000 Músicos/Coralistas estudantes) e Praga, República Checa (Novembro 2004 no 15.º Festival Internacional de Música de Natal com a participação de cerca de 50 Coros de todo o mundo e onde o eCOROmia obteve um honroso lugar de “Bronze”. Actualmente, o eCOROmia é dirigido pelo maestro Romeu Veloso.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook