Duo Jost Costa

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Duo Jost Costa

Duo de piano

Sonoridades sensíveis, virtuosidade requintada e um gosto por programas originais são características do duo de pianistas criado em 2006 pelos pianistas Yseult Jost (França) e Domingos Costa (Portugal).

Vencedor do Concurso Internacional « Grieg » para piano duo em Oslo, Noruega, no ano de 2008, o duo de pianistas Jost Costa tem vindo a apresentar-se com projetos musicais inovadores por toda a Europa: Beethovenfest em Bonn (D), Festival En Blanco y Negro no Mexico, Casa da Musica Porto, Festival Zingster Klaviertage (D), Gesellschaftshaus Magdeburg (D), Palazzo Albrizzi Veneza (I), Theaterhaus Stuttgart (D), Festival International de Musique de Besançon (F), no Stravinski Auditorium Montreux (CH), no Teatro TAPS Strasbourg (F), na Maison Heinrich Heine Paris (F), nos teatros nacionais em Montbéliard (F), Besançon (F), Dôle (F), no Wilhelma Theater Stuttgart, Consol Theater e Klangraum Flora em Gelsenkirchen (D), no Schowburg Almere (H), no grande Auditório da Norwegian Academy of Music Olso (N), no Festival Internationalen em Schwäbisch Gmünd (D), no Landesmuseum “Fruchtkasten” Stuttgart, entre outos.

Para além da abordagem do reportório e da forma de concerto tradicional, são diversas as atividades musicais resultantes da interação com artistas de vários domínios (concerto com teatro, dança, pintura, etc.)

Acreditando na força e poder da Música como uma expressão artística capaz de unir, fortalecer e desvelar o potencial do ser humano, organizaram concertos em prisões nomeadamente Stammheim e Heimsheim (Alemanha), em hospitais e instituições para pessoas em situações de carência.

O Duo Jost Costa revela uma personalidade marcada por escolhas musicais eclécticas e polivalentes dando-nos a conhecer obras desconhecidas do grande público aliadas a obras do grande reportório. São assim criadas atmosferas de paralelismos inesperados e surpreendentes.

Inspirados pela virtuosidade e pela musicalidade telepática do Duo, diversos compositores dos nossos dias criaram e dedicaram obras para piano a quatro mãos ao Duo Jost Costa, entre eles John Palmer (UK), Paulo Bastos (PT), Daniel Basomba (ES), Nicolas Jacquot (FR), Theo Herbst (ZA), Riccardo Vaglini (IT), Michael Walter (DE).

Desde 2016 o Duo Jost Costa encomenda obras para dança contemporânea e piano a quatro mãos. Entre elas se destacam novas coreografias de obras magistrais do século XX como Sacre du Printemps de Igor Strawinsky, Parade de Erik Satie, e a Création du Monde de Darius Milhaud. As representações foram acolhidas com grande entusiasmo pelo público e pelos críticos.

No mesmo ano o Duo desenvolveu um novo conceito de concertos didáticos. Mais de 2000 alunos do ensino primário na Alemanha tiveram assim a oportunidade de ser iniciados à escuta da música.

Na temporada de 18/19 o Duo foi convidado por Nike Wagner (bisneta do compositor Richard Wagner) para o prestigiado festival Beethoven Fest em Bonn (Alemanha), projeto que se realizou igualmente no México. Para alem disso, o Duo realizou um recital comemorativo do centenário do final da primeira guerra mundial em Veneza, na Casa da Música entre outros concertos agendados na Suiça, França e Alemanha.

[ Historial facultado por Domingos Costa e publicado na Meloteca a 20 de junho de 2019 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook