Bio+
Duo Appassionato
Agrupamento
O Duo Appassionato é um grupo de música de câmara constituído pela pianista Maria João Gomes e pelo fagotista Pedro Travanca, enquanto estudantes na Universidade do Minho. O conjunto foca-se, sobretudo, no repertório clássico do século XIX e XX para piano e fagote, destacando-se com compositores como Camille Saint-Saëns, Paul Jeanjean, Gabriel Grovlez, entre outros.
A escolha e preferência por este tipo de repertório deve-se, sobretudo, ao carácter intimista e calmo que a música para fagote e piano deste período revela.
Em 2023, o Duo Appassionato foi galardoado com seis premiações internacionais distintas: o Terceiro lugar na categoria «Período Romântico» e o Segundo Lugar na categoria de Música de Câmara, ambas pertencentes ao concurso Classical Stars International Music Competition (Varsóvia, Polónia); o Primeiro Lugar e o «Prémio Especial de Musicalidade Marcante» no concurso VanBach International Music Competition 2023 (Londres, Inglaterra); o Terceiro Lugar na categoria de Música de Câmara, no concurso International Artists Competition (Viena, Áustria); o Segundo Lugar na categoria de Música de Câmara no 2nd Servaas International Music Competition (Amsterdão, Países Baixos).
Foi-lhes atribuído, por unanimidade, o 1° Prémio no Concurso “HarmoniClassics Music Competition”, em Paris, na França.
Com a atribuição de todos estes prémios, num tão curto espaço de tempo, o Duo foi alvo de várias notícias locais e nacionais, destacando-se em jornais como o «Diário do Minho», «Correio do Minho», «O Gaiense», «Opinião Pública», «FamaRadioTV» e até em jornais internacionais, como é o caso do «Bom Dia França». Atualmente, o conjunto encontra-se a participar ativamente em audições, concursos e concertos.
09 de março de 2024