guitarrista Duarte Costa

Duarte Costa

Guitarra

José Duarte Costa nasceu em Lisboa em 1921, tendo estudado música e, em especial, guitarra espanhola (ou clássica) com o popular Martinho de Assunção, e, mais tarde, sob a orientação superior de Mendonça Braga, possuidor de uma vasta cultura daquele instrumento.

Tendo tocado em público, pela primeira vez, em 1946, surpreendeu a crítica pela novidade que o instrumento constituía (a guitarra clássica decaíu em Portugal com o aparecimento do piano no séc. XVII).

Em 1958 obteve o 1º prémio num concurso para instrumentistas realizado na Emissora Nacional, tendo dado recitais tanto na Rádio como na Televisão.

Consagrou a sua actividade sobretudo à divulgação da guitarra clássica do nosso país, onde dirige uma escola da especialidade.

Duarte Costa foi conhecido no estrangeiro através de recitais e de obras de que é autor.

A obra do mestre José Duarte Costa inclui cerca de 100 composições para guitarra (originais e arranjos para guitarra solo, dueto de guitarras, guitarra e orquestra, entre outros), das quais apenas 47 existem em formato original no espólio da Escola de Música Duarte Costa.

As digitalizações feitas por um ex-aluno da Escola permitiram recuperar e catalogar a obra completa do Mestre, servindo também de base ao processo de reedição que se encontra atualmente em curso.

Este património único pode ser consultado na Avenida João XXI, 13-E.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook