Dora Rodrigues soprano

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Dora Rodrigues

Soprano

Dora Rodrigues nasceu em Braga. Diplomou-se no Conservatório Calouste Gulbenkian da mesma cidade, completou a licenciatura na Escola Superior de Música do Porto com Oliveira Lopes, prosseguiu os estudos na Côte d’Azur com Ileana Cotrubas e em Itália com Enza Ferrari. Posteriormente, integrou o European Opera Center em Liverpool e o European network of Opera Academies em Varsóvia.

Estuda com Elisabete Matos em Madrid.

Estreou-se com o Círculo Portuense de Ópera. No Teatro S. Carlos destacam-se as participações de Elisetta (Il Matrimonio Segreto), Echo (Ariadne auf Naxos), papel que cantou também em Modena e Ferrara, Musetta (La Bohème), Despina (Così fan Tutte), Adina (L’Elisir d’Amore), a protagonista de “Four Saint in Three Acts” de Virgil Thomson sob a direção cénica de Bob Wilson, a participação na Tetralogia “Anel de Nibelungo” de Wagner, produção criada por Graham Vick, Magda (La Rondine) assim como em vários concertos integrados no âmbito das Temporadas Sinfónicas.

Apresenta-se regularmente com orquestras nacionais e estrangeiras em variados países. Destaca-se a participação no “Festival Les Jeunes Ambassadeur – Montreal” realizado no Canadá e a sua estreia na ópera D. Chisciotte de Manuel Garcia no Teatro de la Maestranza de Sevilha, produção lançada em CD pela etiqueta andaluza Almaviva e distribuído por Diverdi. Em 2010 gravou com a Royal Liverpool Philharmonic “Il Segreto di Susanna” Wolf-Ferrari sob a direcção musical de Vasily Petrenko para a Avie Records, lançada no mercado pela Presto Classical. Apresentou-se com a Orquestra da União Europeia em Londres com Laurent Pillot, concerto de aniversário da União Europeia gravado ao vivo pela etiqueta “The Classical Recording Company”. Estreou-se na ópera “Dei Drei Pintos” de Weber na Fundação Gulbenkian sob a direção de Lawrence Foster. Foi selecionada para participar no conceituado BBC-Cardiff Singer of the World, onde se apresentou com a Welsh National Orchestra em St. David’s Hall sob a direção de Paul Daniel. Integra o L’Effetto Ensemble, projeto de câmara com o guitarrista Rui Gama, onde se destaca a gravação para a Antena 2 no Centro Cultural de Belém.

Trabalhou sob a direção musical de Donato Renzetti, Emilio Pomarico, Ferreira Lobo, Cesário Costa, Jonathan Webb, Marc Tardue, Michael Zilm, Pedro Neves, Marko Letonja, Zoltan Hamar, Zoltan Pesko, José Miguel Esandi e direção cénica de Graham Vick, Bob Wilson, João Lourenço, Luis Miguel Cintra, Tony Servillo, Mario Martone, Nuno Carinhas. Trabalha regularmente com o maestro e pianista João Paulo Santos.

Em 2003 cantou ao lado de Jose Carreras num tributo em sua homenagem na cidade de Coimbra, sob a direção do maestro Ferreira Lobo e em 2012 com a Orquestra Fundação Estúdio de Guimarães dirigida por David Gimenez.

Foi-lhe atribuído o Prémio “Ribeiro da Fonte” – 2001 pelo Ministério da Cultura.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook