Dora Durães, violinista, de Ponte de Lima

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Dora Durães

Violino

Dora Durães, violinista, nasceu em 1994, em Ponte de Lima. Em 2006 iniciou os estudos musicais de violino, na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, na classe de Larissa Shomina. Estudou também piano no Conservatório regional do Alto Minho (AMVC), na classe de Cristiano Felismina. Depois de terminado o Curso de Instrumentista de Cordas – Violino – foi convidada a tocar a solo com a orquestra da escola.

Em 2012 ingressou na Universidade do Minho onde realizou a licenciatura e o mestrado em ensino da música com os professores Ilya Grubert e Eliot Lawson.

Frequentou cursos de aperfeiçoamento com os violinistas Daniel Rowland, Evelio Tieles, Zofia Wóycicka, Eliot Lawson, Anatoli Swarzburg, Wibert Aerts, Liesbeth Baelus, Luís Cunha, Augusto Trindade, Roberto Valdés e, em música de câmara, com o Quarteto Freitas-Branco e com a Orquestra Barroca – Miguel Jaloto e Diana Vinagre.

Trabalhou com vários maestros de renome mundial como Ernst Schelle, Javier Viceiro, Juliàn Lombana, Pedro Neves, Rui Massena, Francisco Pérez, Hans Casteleyn, Vítor Neves, António Vitorino d’Almeida, Daniel Gazon, Francesco Belli, Gerardo Estrada, Artur Pinho Maria e José Maria Moreno, entre muitos outros.

Como instrumentista de orquestra, já se apresentou com a Orquestra Sinfónica da Universidade do Minho, Orquestra APROARTE e Orquestra Clássica do Centro, entre outras.

Em 2007, obteve o 3.º prémio ex-aequo no concurso de instrumentos de arco do Alto Minho. Em 2008, obteve o 1º prémio no concurso de escalas da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo e, em 2009, obteve novamente o 1.º prémio no mesmo concurso.

Ao nível da pedagogia, participou em várias formações relacionadas com o ensino e sucesso escolar, acreditadas pelo Centro de Formação do Vale do Minho.

Lecionou as disciplinas de violino e classe de conjunto na Escola de Música de Esposende, na Academia de Música Fernandes Fão e na Escola de Música Mozart. É professora de violino e naipe de orquestra e Coordenadora de Classe de Conjunto na ArtEduca – Conservatório de Música de Vila Nova de Famalicão e professora de violino na Escola de Música Lethes.

Bio publicada na Meloteca a 17 de junho de 2021

Músicos naturais de Ponte de Lima

Clique AQUI para saber mais sobre músicos do Concelho.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook