Diogo Lopes, compositor

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Diogo Lopes

Composição

Diogo Lopes é um compositor e artista principalmente de música experimental e eletroacústica, mas em sua exploração finita também busca abranger outras categorias musicais, nasceu em 1987.

Em 2009, formou-se em Artes Plásticas com projeto de interação entre som e imagem, concebendo o organon contemporaneous.

Natural de Braga, sempre procurou intervir nas colaborações com outros artistas nacionais e internacionais.

Tendo-se mantido ativo na área musical e sonora em que se destacam o Projeto Internacional com Marina Vesic, ELECTRICAL IMPULSES, também o trabalho com Roberto Moise para o projeto INTERCEPTIONS, Tomás Freire (Matière et Mémoire), Sal Nunkashov Provisório, com o projeto NOME, Hugo Paquete, Fátima Santos, com o projeto Quadrivium Project, Filipe Lopes, João Menezes, Tiago Ângelo, entre outros no projeto DIGITÓPOLIS. Colaborou com Luis Sirimarco, Claudio Jannon, Rodrigo Zárate no projeto KI.

Desde 2014 é mestre em Multimédia – Música Interativa e Sound Design. Colaborou com Rui Penha, Carlos Caires, Jean-François Lézé e Daniel Martinho, no projeto de dissertação para conclusão do mesmo mestrado, o que mudou completamente sua composição e processos, que antes eram muito focados na sonoridade do clarinete.

Movendo a música para ser programada no IRIN 2.0.4, ele passou a explorar a música como não estocástica. E trabalhando muito no conceito de erro e, no processo de desconstrução do ato composicional a partir da conceptualização visual.

Diogo Lopes é investigador no programa de doutoramento em DEA (educação artística) desde 2021 na FBAUP, onde elaborará um projeto de ensino de musica eletroacústica mista para clarinete junto de estudantes de ensino superior de Clarinete, na turma de Nuno Pinto, e elaborará o projeto de composição com Liliana Z. del Río, e com o qual chegará a elaborar estudo de caso para a turma referida.

Lançou o seu primeiro trabalho para eletrónica com o nome SOCALCO, que pode ser adquirido em várias plataformas.

Colabora com Kostantinos Makrinos (aka Tanto) no projeto CHIMERA ESSE OBNOXIUM, com João Martins (aka |||oca) no projeto UNKNOWN PERMUTATION, com Luisa Tucciariello no projeto PROPHETIC MEASURE, e, com Luis Sirimarco & Matias Catsoulieris no projeto LSC NU JAZZ TRIO.

Bio facultada por Diogo Lopes, publicada na Meloteca a 18 de junho de 2021.

Músicos naturais de Braga

Clique AQUI para saber mais sobre músicos do Concelho.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook