Diogo Clemente, guitarra, fado, Lisboa

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Diogo Clemente

Autor de canções . Fado . Produtor

Produtor musical, autor, compositor, guitarrista e intérprete, Diogo Clemente nasceu em Lisboa, no dia 6 de agosto de 1985.

A carreira de Diogo Clemente teve início aos 13 anos, e desde aí toda a sua paixão pelo fado, género musical que para si é “uma das melhores formas da alma poder falar”.

Filho de pai fadista, a ligação de Diogo Clemente ao fado principiou-se logo nos seus primeiros anos de vida. Tendo aprendido a tocar guitarra muito cedo, aos 13 anos de idade o jovem Diogo já actuava à noite em casas de fado.

A passagem pelo conservatório serviu para estimular ainda mais este gosto pela música e aos 17 anos, depois de já se ter iniciado na escrita de letras e na composição, Diogo começou a apostar na produção.

O seu trabalho enquanto músico tem-se dividido por estas vertentes, com incidência na área da produção e composição de fados e de temas, digamos que, derivados deste estilo musical para os mais prestigiados artistas portugueses.

Na produção destacam-se os trabalhos realizados para artistas como Raquel Tavares, Maria de Fátima, Carminho, Mariza, Marco Rodrigues e Cuca Roseta, entre outros.

“O fado é uma música que não surge como uma procura artística, surge sim como uma forma de mandar para fora sentimentos”.

Para Diogo Clemente, é esta emotividade que diferencia o fado e o transforma num estado de música superior, merecedor em pleno do reconhecimento como património imaterial da humanidade por parte da UNESCO.

Um reconhecimento que traz consigo também um leque de responsabilidades e obrigações. Destacando a necessidade de preservar a “essência do fado”, Diogo Clemente argumenta que

“é preciso manter a consciência, o respeito e a seriedade por uma arte que, embora possa influenciar outros géneros musicais, tem que se manter fiel a si própria”.

Diogo Clemente foi um dos compositores do Festival da Canção 2018, concorrente na primeira semifinal que teve lugar a 18 de Fevereiro nos Estúdios da RTP, em Lisboa.

[ Músicos de Lisboa ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook