Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Dina Soares

Clarinete

Dina Soares nasceu em Hamilton, Canadá. Iniciou os estudos na Banda Amizade – Aveiro, e posteriormente ingressou no Conservatório de Música da mesma cidade na classe de Arménio Pinto (1989).

Finalizou em Junho de 2002 o Curso de Licenciatura em Ensino de Música, no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, na área de clarinete, onde estudou com Luís Silva. Na área da Música de Câmara trabalhou com José Pereira de Sousa, Álvaro Teixeira Lopes, Chagas Rosa e Olga Prats.

Complementando a sua formação artística frequentou várias “Masterclasses ministradas por clarinetistas de renome, tais como Nuno Silva, Luis Gomes, Carlos Alves, Joaquim Ribeiro, Rui Martins, Bruno Graça, António Saiote, Alain Sévè, Joaquín Meijide e Josep Sancho. Frequentou vários Cursos de Verão com o clarinetista Ives Sévère em França na cidade de Nantes.

Participou em vários Estágios de Orquestras. Foi clarinetista solista na Ópera El Retablo de Mestre Pedro de Manuel de Falla, organizada pelo estúdio Ópera da Universidade de Aveiro. Integrou como clarinetista o Trio Opus 3 desde 1998, constituído por Clarinete, Viola e Piano, com o qual realizou diversos concertos e participou no Concurso Prémio Jovens Músicos. Paralelamente à sua formação como instrumentista, frequentou Cursos de Iniciação à Pedagogia Musical com Edwin Gordon, Pierre Van Hauwe, entre outros.

Já desempenhou funções como professora de Clarinete, Classe de Conjunto Instrumental e Coral, Iniciação Musical, Formação Musical em diferentes escolas do país, nomeadamente no Conservatório de Música de Coimbra, Escola de Música da Sociedade Filarmónica Gauldim Pais (Tomar), Escola de Música do Centro de Cultura Pedro Álvares Cabral (Belmonte) e Conservatório de Música da Guarda, entre outras.

Exerceu ainda funções de direção pedagógica na Escola de Música do Centro de Cultura Pedro Álvares Cabral em Belmonte e de Diretora Artística do Coral Infantil Vera Cruz da cidade de Aveiro. Fez parte do corpo docente dos “Estágios para Instrumentistas de Sopro – Verão Amizade”, que se realizavam anualmente em Aveiro (2003/2004/2005).

Presentemente, lecciona Clarinete na Academia de Música de Arouca e é membro da direção pedagógica.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook