• Morada

    Leiria

  • Telefone

    913 839 226

  • E-mail

    geral@dianacatarino.com

Diana Catarino

Saxofonista . Professora

Diana Catarino apresenta-se como uma saxofonista eclética que circula por vários estilos musicais diferentes e que rejeita rótulos.

Produz-se regularmente tanto a solo, como freelancer, em eventos, integrada em diferentes bandas e projetos, integrada em orquestras, na música clássica, contemporânea, alternativa, ligeira e jazz. O seu objetivo é chegar ao coração do público e expandir os limites da criatividade.

Natural de Leiria, é a terceira geração de músicos e saxofonistas da sua família. Iniciou os estudos musicais aos 3 anos na SAMP – Sociedade Artística Musical dos Pousos e elegeu o saxofone com 8 anos sob a tutela do maestro Alberto Roque, tendo prosseguido posteriormente para a Escola de Música do Orfeão de Leiria.

Em 2017 obteve o grau de Mestre em Saxofone (variante de Ensino da Música) pela ESML/ IPL. É licenciada em saxofone pela mesma escola (com José Massarrão) desde 2009. Em França obteve um DEM em saxofone clássico pelo Conservatoire de Région de Musique et Danse de Lyon (com  Jean Denis Michat), em 2011 estudou jazz na American School of Modern Music of Paris e iniciação à composição no Conservatoire de Boulogne-Billancourt – Paris 92 (com Jean-Luc Hervé).

É formadora detentora do CCP (antigo CAP) e detentora da Formação de Monitores e Coordenadores de Atividades com crianças e jovens. Ao longo dos anos completou a sua formação académica assistindo a várias classes de aperfeiçoamento com saxofonistas e compositores tanto a nível nacional como a nível internacional.

Participou em vários concursos nacionais e internacionais onde ganhou:

  • 2003 – 1º Prémio Ex-aequo no ‘Concurso Os Melhores Alunos 2002-2003’ (SAMP);
  • 2004 – 2º Prémio no Concurso de Melhores Alunos (EMOL);
  • 2005 – 1º Prémio com o duo de saxofones no Concurso de Melhores Alunos (EMOL);
  • 2007 – 3º Prémio no Concurso Internacional de Saxofone Vítor Santos (FISP Palmela);
  • 2008 – 3º Prémio no Concurso Internacional de Terras de La Salette (Oliveira de Azeméis).

Em 2014, foi distinguida com a ‘Homenagem de Mérito’ da freguesia de Maceira, Leiria. Em 2009 tocou a solo com a Orquestra Sinfónica da ESML o Concerto para Saxofone e Orquestra de A. Glazunov, teve ainda várias participações orquestrais como integrante, tendo sido membro permanente da Nova Orquestra de Lisboa.

Integra o Lusitanus Ensemble e o Duo DiAma com o pianista Amadeu Oliveira.

Diana Catarino trabalha frequentemente em colaboração com compositores portugueses e estrangeiros a destacar a criação da Sonata para saxofone e piano de Tiago Derriça (publicada pela AVA Musical Editions), dedicada a si, as estreias de Wandering e Cradle Song de Gonçalo Gato e estreia da banda sonora do filme ‘La bas la mer’ com música do compositor Phivos-Angelos Kollias.

Como oradora participou no TEDxYouth Leiria com a talk ‘Um saxofone que ri’ e apresentou o seu trabalho de investigação no âmbito da Tese de Mestrado no EurSax’17- Porto, 2.º Congresso Europeu de Saxofone com a conferência ‘A influência dos problemas de embocadura na qualidade da emissão em estudantes de saxofone- estratégias pedagógicas’.

Lecionou em vários conservatórios e escolas de música por todo o país e no Reino Unido. Ensina online, através da app exclusiva que desenvolveu para os seus alunos. Um dos seus últimos projetos é o inovador Smart Sax, um workshop especialmente desenhado para adultos iniciantes que já conta com a sua 3.ª Edição e o MusicMoov – Estágio de Música e Movimento de Maceira.

É doutoranda de Música e Musicologia, variante de interpretação, da Universidade de Évora (com Mário Marques).

Bio facultada por Diana Catarino, publicada na Meloteca a 15 de janeiro de 2022

Músicos de Leiria

Sobre músicos naturais do concelho saiba mais AQUI.