Diana Botelho Vieira

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Diana Botelho Vieira

Piano

Diana Botelho Vieira nasceu na ilha na ilha de São Miguel, Açores, em 1984.

Tem-se apresentado em recitais de piano e de música de câmara em Portugal, Espanha, França, Estados Unidos da América e América do Sul. Laureada no Prémio Jovens Músicos – RDP Antena 2 na categoria Piano com o 3º Prémio, é também detentora do Búzio Revelação (Expresso das 9) e Prémio Cultura (Correio dos Açores).

Apresentou-se como solista com a Orquestra de Câmara do Conservatório Regional de Ponta Delgada, a Orquestra Académica Metropolitana de Lisboa (Dias da Música do CCB), e a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, sob a direcção dos maestros Yuri Pankiv, Jean-Marc Burfin e Nikolay Lalov.

Tocou ainda ainda em festivais como Summer Institute for Contemporary Performance Practice (Boston), PianoFest (Chicago), Embassy Series – Uniting People Through Musical Diplomacy (Washington/DC), Meadowmount School of Music (Nova Iorque), Festival Ibérico de Badajoz, Dias da Música no CCB, e Temporada Artística dos Açores.

Estreou obras para piano solo e de música de câmara de compositores como Brett Madsen, Parisa Sabet, Sérgio Azevedo e Inés Badalo. Foi também protagonista no documentário “Bravo” (RTP) e participou na série documental da RTP “Portugueses pelo mundo – Chicago”. Gravou em Setembro de 2017 o seu primeiro CD com música para piano para crianças de Sérgio Azevedo.

Estudou piano com Irina Semënova no Conservatório Regional de Ponta Delgada, com Alexei Erëmine na Academia Nacional Superior de Orquestra – Metropolitana (Licenciatura) e com Ludmila Lazar no Chicago College of Performing Arts – Roosevelt University (Mestrado em Piano Performance).

Frequenta neste momento o Mestrado em Ensino da Música (2017/2019) na Escola Superior de Música de Lisboa, e é professora de piano na Academia de Música de Lisboa.
(actualizado em Fevereiro 2018)

Partilhe
Share on Facebook
Facebook