Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Débora Correia

Violino

Nascida em Mirandela, Débora Correia iniciou o estudo do violino aos 7 anos com Paulo Peixoto no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga. Continuou os seus estudos com José Tavares na Escola Profissional Artística do Vale do Ave.

Em 1997, obteve o 2º Prémio na Categoria B do I Concurso Regional de Violino e, em 1999, o 3º Prémio na Categoria D no I Concurso Regional de Arco, ambos realizados no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga.

Participou no Estágio da “Orquestra Juvenil – Bracara Augusta”, em 1997, 1998 e 1999 sob a direção do maestro António Baptista, e no Estágio da “Associação Nacional do Ensino Profissional de Música a Artes” – APROARTE em 1999, 2000 e 2001 sob a direção do maestro Ernest Schelle. Em 2002, participou na opereta “A Viúva Alegre” de Franz Léhar, sob a direção do maestro Ivo Cruz, e na ópera “Hänsel und Gretel” de Engelbert Humperdinck, sob a direção de António Soares.

Como membro das Orquestras do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, da Orquestra ARTAVE, Orquestra Sinfonieta ESMAE, Orquestra Sine Nomine, Orquestra Clássica de Espinho, Orquestra Clássica do Algarve, Orquestra Sinfónica da Póvoa de Varzim e Orquestra Nacional do Porto, teve oportunidade de trabalhar com os maestros António Baptista, António Soares, Roberto Tibiriçá, Juan Trillo, Ernest Schelle, Emílio de César, Cristoph Millet, Vasco Pierce de Azevedo, António Saiote, Yuri Nasushkin, Daniel Schweizer, Robertas Servinekas, Barbara Franck, Pr. António Ferreira dos Santos, Filipe Veríssimo, Jorge Matta, Johannes Skudlik, Cesário Costa, Jean-Marc Burfin, Pedro Neves, Osvaldo Ferreira, Ernest Martinez Izquierdo, Christoph König, Peter Rundel, Miguel Graça Moura, Christopher Seaman e Sergio Alaponte.

Participou em classes de alto aperfeiçoamento de violino com os professores Alexei Michline, René Kubelik, Roman Nodel e Dona Lee Croft;

Em 2008, concluiu a Licenciatura Bi-etápica em Violino na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, na classe do professor Radu Ungureanu.

Lecionou no Conservatório de Música de Felgueiras, no Curso de Música Silva Monteiro (Porto), no Conservatório de Música da Maia, no Conservatório de Música de Fornos, no Conservatório de Música do Porto. Actualmente, é professora de Violino na FMAC – Escola de Música Guilhermina Suggia (Porto) e na Academia de Música de Costa Cabral.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook