David Dias da Silva, clarinetista

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

David Dias da Silva

Clarinete

David Dias da Silva nasceu em Montréal, no Canadá, no seio de uma família portuguesa. Ainda jovem, mudou-se para Portugal, onde começou os primeiros passos no meio musical, nomeadamente na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo com a professora de clarinete Iva Barbosa.

Completou a licenciatura na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto com a mestria de António Saiote.

Obtêm dois mestrados na Musik Akademie der Stadt Basel sob orientação de François Benda, uma pós-graduação na Universidade McGill em Montréal com os professores Jean-François Normand e Alain Desgagné e ainda duas especializações de música de câmara na Alemanha e na Suíça com Eberhard Feltz e Anton Kernjak.

David é galardoado até ao momento com vinte e sete prémios nacionais e internacionais. Grande vencedor de ambos os concursos “Prix-d’Europe” e do “Canadian Music Competition – Stepping Stone” em 2016 no Canadá, 1ºs prémios nos concursos “Keifer Hablitzel Preis” em Berna (Suíça), “Fernando Raínho Valente” em Aveiro, “International Young Artist Competition” em Vancouver (Canadá), Concurso “Terras de La Salette” em Oliveira de Azeméis, II Concurso Nacional de Clarinete “Paços Premium” em Paços de Brandão, 2º prémio no “Concours National d’Exécution Musicale” em Riddes (Suíça), entre muitos outros.

Foi clarinete principal a contrato temporário na Sinfonieorchester Basel e viveu na Malásia por quatro anos como clarinete principal assistente na Malaysian Philharmonic Orchestra. De momento é músico freelancer e para além da sua carreira como solista e camarista internacional, foi convidado para integrar a Hyogo Performing Arts Center Orchestra (Japão), a Orquestra Sinfónica de Macau, a Camerata Zurique e a Basler Festival Orquestra (Suíça).

É regularmente convidado como músico de orquestra com a Musikkolegium Winterthur, Orquestra Gulbenkian, Orchestre Symphonique de Montreal, Toronto Symphony Orchestra, East West Chamber Orchestra e ainda com a Sinfonieorchester Basel.

Como solista, interpretou com a Orchestre National des Jeunes de Montréal, Orchestre symphonique de Drummondville, Orchestre Métropolitain de Montréal, Edmonton Symphonic Orchestra (Canadá), Sinfonieorchester Basel, Kammerorchester Basel, entre muitas outras.

Membro da Orquestra de Câmara Portuguesa desde 2009, David Dias da Silva é também artista em residência na Jeunesse Musical Canada em Montréal e é cidadão de mérito da área da cultura da cidade de Viana do Castelo 2022.

Tem contrato discográfico com a editora Analekta desde 2020.

Bio facultada por David Dias da Silva, publicada na Meloteca a 16 de fevereiro de 2024

Músicos de Viana do Castelo

Clique AQUI para saber mais sobre músicos do Concelho.

Partilhe
Share on facebook
Facebook