David Bento, violinista português

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

David Bento

Violino

Apresentando-se como um dos mais ativos violinistas da sua geração, o violinista português David Bento iniciou os estudos no Conservatório de Música de Águeda e posteriormente no Curso profissional na Jobra Educação.

É licenciado pela Escola Superior de Artes Aplicadas, tendo terminado ambos os cursos com a mais elevada classificação. Atualmente frequenta o Masterstudium em performance na Universität fur Darstellende Kunst Graz na classe de Eszter Haffner.

Fequentou classes e cursos de aperfeiçoamento com músicos como Afonso Fesch, Sergej Bolkhovets, Susanne Stanzeleit, Eszter Haffner, Jan Orawiec, Pavel Milyukov, Mayuko Kamio, Olivier Charlier, Alyssa Margulis, Riccardo Minasi, Pavel Vernikov, Zohrab Tadevosyan, Grigory Kalinovsky e Barnabás Kelemen.

No que concerne a atividade orquestral mantém uma experiência orquestral variada e internacional. Foi durante 4 anos violinista da Orquestra Filarmónica Portuguesa, e integra desde 2019 também a Orquestra Gulbenkian. São de destacar as participações na Royal Concertgebouw (Holanda), Aurora Symphony Orchestra (Suécia), Orquestra Imperial de Vienna (Áustria). É regularmente convidado enquanto concertino e concertino assistente de vários projetos, Orquestras e Cameratas em Portugal e no estrangeiro.

Tem vindo a trabalhar com maestros como Pedro Neves, Jean Sebastién Beréau, Semyon Bychkov, Peter Stark, Lorenzo Viotti, Hannu Lintu, Jukka Pekka-Saraste, Jaime Martín, Fréderic Chaslin, Michel Corboz, Leonardo Garcia Alarcón, Giancarlo Guerrero, Tobias Gossmann, Tobias Wogerer entre outros.

Tem trabalhado com solistas como Leonidas Kavakos, Pavel Milyukov, Soyoung Yoon, Sayaka Shoji, Eldbjorg Hemsing, Renaud Capuçon, Pekka Kuusisto, António Meneses, Yuja Wang, Alexei Volodin, Bezhrod Abduraimov, Javier Perianes, Khatia & Marielle Labéque.

Tem-se vindo a apresentar em recital e a solo com orquestra desde 2017 por várias cidades de Portugal. No domínio da música de câmara é um artista bastante eclético tendo-se já apresentado em várias formações em festivais de música de câmara em Portugal e no estrangeiro.

Mantém desde 2020 um duo em conjunto com a violoncelista Gabriela Peres, em que exploram para além do repertório tradicional para violino e violoncelo, novas encomendas a compositores contemporâneos, tendo já estreado no verão de 2021 duas novas peças de sua dedicatória.

De projetos futuros conta com uma uma digressão pela Rússia em conjunto com a Vienna Imperial Orchestra, a estreia de um Trio com piano em conjunto o pianista Bernardo Santos e com o violoncelista Burak Özkan, formação que fará o seu Debút em Vienna (AT) no ano de 2022, entre outros.

Reside na Áustria onde desenvolve a sua carreira e atividade.

Bio facultada por David Bento, publicada na Meloteca a 02 de dezembro de 2021

Partilhe
Share on facebook
Facebook