Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Daniel Moreira

Composição

Daniel Moreira nasceu no Porto a 4 de novembro de 1983.

É licenciado em Economia (Faculdade de Economia; Universidade do Porto; 2006), mestre em Composição e Teoria Musical (Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo; Instituto Politécnico do Porto; 2010) e doutorando em Composição (King’s College; Universidade de Londres; 2012-).

Como principais professores, destaca Dimitris Andrikopoulos, Fernando Lapa e George Benjamin (composição); Carlos Guedes (música electrónica); Miguel Ribeiro Pereira, José Oliveira Martins e Silvina Milstein (teoria e análise musical). Participou ainda em seminários e/ou teve aulas ocasionais com Helmut Lachenmann, Klaas de Vries, Magnus Lindberg, Jonathan Harvey e Kaija Saariaho; e em workshops com o Remix Ensemble, Quarteto Diotima, Lontano Ensemble e Orquestra Gulbenkian. Em 2015, foi seleccionado para o “LSO Panufnik Scheme”, um workshop com a Orquestra Sinfónica de Londres, que culminou com a apresentação de uma nova peça orquestral em Março de 2016.

Em 2009, foi Jovem Compositor em Residência na Casa da Música. Desde então, têm-lhe sido regularmente encomendadas novas obras e arranjos (Casa da Música, Festival Musica Strasbourg, European Concert Hall Organisation – ECHO, Chester&Novello, Banda Sinfónica Portuguesa, Antena 2/RDP, Movimento Patrimonial para a Música Portuguesa). A sua música tem sido tocada em Portugal e no estrangeiro, destacando-se a participação em três festivais de música contemporânea, com obras escritas para os agrupamentos residentes da Casa da Música (Witten, 2009; Estrasburgo, 2010; Estrasburgo, 2012) e a estreia da obra coral Poema para a padeira em três salas de concerto europeias (Cité de la Musique, Paris; Sage Gateshead, Reino Unido; Fundação Gulbenkian, Lisboa), em 2014, no âmbito do programa “Rising Stars” da ECHO.

Daniel Moreira foi premiado três vezes em concursos de composição: Concurso Internacional de Composição Gian Battista Viotti (Itália, 2007); 3º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim (2008); 1º Concurso Internacional de Composição GMCL/Jorge Peixinho (2014). Em 2010, representou Portugal na Tribuna Internacional de Compositores.

É professor de composição, análise e estética musicais (ESMAE-IPP; 2009-) e investigador em teoria das artes (CITAR/Universidade Católica Portuguesa; 2014-), apresentando regularmente o seu trabalho teórico em conferências nacionais e internacionais, de que se destaca a European Music Analysis Conference (Leuven, Bélgica, 2014) e a Keele Music Analysis Conference (Keele, Reino Unido, 2015).

2016

Partilhe
Share on facebook
Facebook