Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Daniel Martinho

Composição

Daniel Martinho nasceu a 13 de Dezembro de 1985 em Vila Nova de Gaia.

Após ter frequentado a Academia de Música de Espinho (curso de Guitarra Clássica na classe de Ricardo Abreu), ingressou em 2006 na ESMAE (Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo), onde concluiu o curso de Composição. Aqui teve oportunidade de trabalhar com professores como Carlos Guedes, Dimitris Andrikopoulos, Eugénio Amorim e Fernando Lapa. Ainda na ESMAE frequentou seminários e aulas particulares com Klaas de Vries, Magnus Lindberg, Jonathan Harvey, Helmut Lachenmann, Vic Hoyland, Ricardo Climent, entre outros. Posteriormente, integrou o mestrado em Composição e Teoria Musical na mesma instituição.

Em 2007 e 2009, as obras para ensemble “Cosmos” e “Concerto para Contrabaixo” foram selecionadas para uma leitura pelo Remix Ensemble Casa da Música (sob a direção de Rolf Gupta e Peter Rundel, respetivamente), na Casa da Música.

Participou no Labo#8 (workshop de composição) na Bélgica em 2009, sob orientação de Jean-Luc Fafchamps e Jean-Marc Sullon.

Foi nomeado Jovem Compositor Residente da Casa da Música em 2010, tendo sido estreadas três obras pelo Quarteto de Cordas de Matosinhos, Remix Ensemble – CdM e Orquestra Sinfónica do Porto – CdM.

É membro do Júri do Prémio de Composição Século XXI (concurso de composição), promovido pela Escola Profissional de Música e Academia de Música de Viana do Castelo.

Paralelamente ao seu trabalho como compositor, exerce atividade docente na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo (ATC e IC), Academia de Música de Viana do Castelo (ATC), Academia de Música de Costa Cabral (TAM), Conservatório de Música da Maia (ATC) e Escola Profissional de Música de Espinho (IC). Desenvolve, ainda, música para teatro, bem como arranjos e orquestrações para diferentes formações instrumentais.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook