Cristina Madeira, fadista

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Cristina Madeira

Fadista

Cristina Madeira, nome artístico de Carla Cristina Madeira de Sousa, é uma fadista que nasceu em Lisboa, Bairro Alto, em 17 de Abril de 1969.

A sua intimidade com o Fado começou muito cedo. Ao ouvir Amália Rodrigues, Cristina sentia uma mistura de alegria e tristeza, mas não sabia discernir o que prevalecia nesta explosão dos sentimentos. Nascida em pleno coração do Bairro Alto sempre soube que o seu destino estava na música.

Detentora de uma voz que se demarca desde tenra idade, o primeiro contacto com o mundo artístico, foi no ano de 1978, tinha a Cristina Madeira apenas 8 anos de idade. Pela primeira vez cantou nos arraiais dos Santos Populares, em Lisboa, pelas Festas da Cidade até ser convidada, em 1979, para cantar o Fado para os idosos, nas
festas organizadas pela Junta da Freguesia do Bairro Alto.

Paralelamente, esteve também envolvida no canto lírico, no Coro da Capela Nossa Senhora de Bonança, no Largo do Rato.

Tem também atuado em eventos privados e públicos, bem como em espetáculos noutros países, como o Brasil, Marrocos, Espanha, Itália, Alemanha, Áustria, Itália e Roménia, entre outros.

Cristina Madeira tem sido a sua própria produtora e editora dos seus álbuns discográficos: Essência do Fado (2008), Novo Rumo (2013) e Infinito (2019).

“Infinito” foi lançado na Casa do Alentejo no dia 02 de Novembro de 2019, com um concerto para um público de 150 pessoas.

Fonte: Cristina Madeira produção

29 de fevereiro de 2024

Partilhe
Share on facebook
Facebook