Em Paris

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Cristina Brito da Cruz

Formação musical

Cristina Brito da Cruz completou o Curso Superior de Piano (EMCN), a Licenciatura em Engenharia Civil (IST), uma Pós-graduação em Pedagogia Musical (Kodály Institute – Hungria) e o Mestrado em Ciências Musicais, no ramo de Etnomusicologia (UNL).

Começou nos anos 70 a leccionar formação musical (FM), piano, harmonia e acústica na Academia Luísa Todi, e nos anos 80 leccionou na Academia de Amadores de Música e no Conservatório Nacional. É docente na Escola Superior de Música de Lisboa desde 1991, coordenando actualmente a Variante de Composição, Direcção e Formação Musical da Licenciatura em Música e presidindo ao Conselho de Representantes.

Foi Presidente do Conselho Pedagógico e do Conselho Técnico Científico da ESML (2001 a 2015).

Tem colaborado nas áreas de formação de professores e de investigação com a ESMAE, ESART, Universidade Nova de Lisboa, ESELx, Universidade de Aveiro, Universidade Católica do Porto, Instituto Piaget de Almada, conservatórios, escolas de música e outras instituições, como a APEM, a DRC Açores, o Centro Nacional de Cultura, o Museu da Música Portuguesa, a Fundação Calouste Gulbenkian, vários centros de formação e outras instituições.

Tem orientado workshops em Portugal, Espanha, Bélgica, Hungria e Cabo-Verde, e participado em projectos da Yehudi Menuhin Foundation (Bruxelas) e da Association Europeénne des Conservatoires (Utrecht) desenvolvidos em vários países europeus (Portugal, Espanha, França, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Suécia, Alemanha, Suíça, Áustria, Hungria, Itália, Malta, Grécia e Turquia).

Os artigos que publicou no âmbito da Educação Musical e da Etnomusicologia estão disponíveis no Repositório do Instituto Politécnico de Lisboa.

Com Helena Vaz da Silva fundou a Associação Yehudi Menuhin Portugal (27/01/2000), sendo actualmente membro da Direcção presidida por Guilherme Oliveira Martins.

Propôs, com Manuela Encarnação, a criação do Centro Kodály de Portugal, integrado na APEM. Após aprovação da Assembleia Geral (7/7/2017), foi nomeada Directora do CKP. O governo húngaro agraciou-a com uma Cruz de Mérito em Outubro de 2017.

19 de agosto de 2018

Partilhe
Share on facebook
Facebook