Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Cristiana Spadaro

Órgão

Cristiana Spadaro estudou Órgão, Cravo e Direção Coral no Conservatório «G. Tartini» de Trieste, Itália. Aperfeiçoou-se em Órgão e Improvisação Organística no Conservatório Superior de Genebra sob a orientação de Lionell Rogg, obtendo o Prix de Virtuosité.

Licenciou-se em Cravo no Conservatório Superior de Lisboa com Cremilde Rosado Fernandes. Frequentou cursos de aperfeiçoamento em Órgão na Academia de Órgão de Pistoia (Itália) com Vogel, Uriol, Tagliavini, Van Oortmersen, em Direção Coral com Peter Phillips, Gonçalo Lourenço e Direção de Orquestra com Ernst Schelle.

É docente de Órgão de Tubos e de Cravo no Conservatório Regional de Ponta Delgada. Membro fundador e diretora artística do Grupo Johann Sebastian Bach – Associação Musical, para o estudo e a divulgação da Música Antiga, é maestrina do Coro Johann Sebastian Bach.

Desde 2003 é Diretora Artística e maestrina do Orfeão Edmundo Machado de Oliveira. Apresenta-se como solista em temporadas regionais, nacionais e internacionais em qualidade de organista/cravista e de maestrina.

Como conferencista, apresentou os seus trabalhos de investigação no “II Encontro Nacional de Investigação em Música” em Castelo Branco (2012), no “III Encontro Nacional de Investigação em Música” em Cascais (2013), no Perform, “Encontros de Investigação em Performance” da Universidade de Aveiro (2013), na Jornada de Estudo “Roma, Nápoles, Paris, Lisboa: artistas, estilos e repertórios em trânsito ao longo do século XVIII” do grupo EHCM do INET-MD (FCSH-UNL) com o qual tem iniciado uma atividade de colaboração.

É doutoranda em Direção, junto da Universidade de Aveiro, sob a orientação do Prof. Dr. António Lourenço e a coorientação da Prof.ª Dra. Cristina Fernandes.