Bio+
Cristiana Lopes
Design de figurinos
Cristiana Lopes é natural de Vila Nova de Gaia. Frequentou a Escola Especializada em Ensino Artístico – Soares dos Reis, no Curso de Artes Visuais de Carácter Geral.
No ano de 2001 ingressou na ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, no curso de Design de figurinos e conta, até ao momento, com 21 anos de experiência no ramo artístico, desde das artes plásticas como performativas.
Além das frequências anteriores esteve em paralelo matriculada no Conservatório de Música do Porto onde frequentou o curso de Flauta transversal. Participou em diversos coros e grupos musicais que proporcionaram experiências únicas, na ótica do espetáculo, como, orfeão da Madalena, orfeão do Porto, Grupo Coral Comjubilum e Grupo Coral Juvenil de Gaia. Deste último, destaca-se, entre muitas, a atuação para o Papa João Paulo II no Vaticano e vários concertos em países como, Espanha, França, Itália, Suíça, Áustria, Finlândia e Inglaterra. Em Portugal, colaborou com as seguintes formações: Banda da Região Militar do Norte, Banda Musical dos Arcos de Valdevez, Banda Musical de Melres, Banda Musical de Vilela, Orquestra do Norte e Orquestra Juvenil dos Carvalhos. Cumpriu funções de Maestrina no Grupo Coral de Santo Ovídio. Exerce, desde o ano de 2005, o cargo de Direção Pedagógica na Academia de Música de Basto. Frequentou o ensino secundário na Escola Secundária Soares dos Reis.
A nível profissional, fez design de figurinos para “Titus Andrónicos”, “Dentro de Portas” “O Sotão”, “O Erro Humano”, “1.Parto, “O Trovador”, “Alladin Jr, “José e o Deslumbrante Manto de Mil Cores”, ”Carmen”, ”Floresta”, “Chicago”, “A casinha de Chocolate”, “La serva Padrona”, “Contrastes”, ”Susana”, “Mamma Mia”, “A Bela e o Monstro”, “Kate e o Skate”, “Alibabá e os 40 ladrões”, “Ariel a pequena Sereia” e “Ulisses – a Odisseia”. Figurinos e cenografia: “O Rouxinol”, “Don Pasquale” “La Serva Padrona”, “A Flauta Mágica” e “Don Giovanni” e “Orfeu nos Infernos”” A Bela e o Monstro”, “José e o deslumbrante manto de mil cores” e “Ariel a pequena sereia” Responsável de Guarda-roupa/ Assistência de Guarda roupa: “As Bodas de Fígaro”, “Tosca”, “Carmina Burana”, “Nabuco”, “O que diz que Sim”, “A Imitação”(C. Metragem), “Vânitas”(L. Metragem), “O Rei Leão” versão orgininal do musical “Cats”, “STOMP”, “2 Amores”, “Os Monty Piton” Tap Dogs”, “Apanhados na rede”, “Tango passion”, “Rock the Ballet”, “Forever tango”, “Ney Matogrosso”, “The Voca People”, “Celui qui tombe”, “Todos os musicais de Chico Buarque”, “Ballet trocadero” e “Fura Del Baus”.
Trabalhou com os seguintes encenadores, realizadores e outros artistas: Manuela Bronze, Norma Silvestre, Saguenail, Regina Guimarães, Paulo Rocha, Lee Beegly, John Britten, José Carretas, João Garcia Miguel, Carla Lopes, Jorge Rodrigues, Fiorenza Cossoto, Patricia Franco, Rui Silva, José Pedro Gomes, António Feio e Carleen Graham.
A nível de produtores e outras entidades trabalhou com o Círculo. Portuense de Ópera, Orquestra Nacional Porto e Associação Amigos do Coliseu do Porto, Orquestra do Norte, Casa da Música, Fundação Cupertino de Miranda, Teatro Nacional São João, Fundação Calloust Gulbenkien, AMVP, Academia de Música José Atalaya, Academia de Música de Basto, Universidade de Aveiro, Orquestra Filarmonia das Beiras, Really Useful Productions, UAU2, UAU3.
[ Músicos de Vila Nova de Gaia ]
Saiba mais sobre músicos de Gaia AQUI.
Bio facultada por Cristiana Lopes, publicada na Meloteca a 11 de fevereiro de 2021.