Coro UTL
Coro
O Coro da Universidade Técnica de Lisboa foi formado 1980, com os objectivos gerais de satisfazer a procura sentida na Universidades em relação a um agrupamento dessa natureza, e colocar-se o mais rapidamente possível a um nível de qualidade artística que merecesse a designação de Universitário.
O núcleo original deu lugar a uma formação de alunos ligados à Universidade e à sua vida Académica. No ano lectivo de 1998/99, procedeu-se a uma renovação quanto a conceitos, objectivos e inserção na Universidade, já com a orientação do Maestro Jorge Alves. Foram iniciadas as primeiras audições, que tiveram lugar em todas as Escolas da UTL, para a selecção dos coralistas.
Actualmente, o Coro é composto por alunos, funcionários e docentes da UTL. Desde Janeiro de 1999 com a actual formação, o coro iniciou novo repertório recuperou alguns dos antigos, com vista à integração de novos elementos sempre com o objectivo de aprofundar o sentido artístico da realização musical.
Para além das actuações em cerimónias da Universidade, contam-se a participação no XVII Festival de Coros do Algarve, no Concerto dos 90 anos da UTL na Culturgest, nos Concertos de Natal em Alenquer, Seixal, Metropolitano de Lisboa. Organiza todos os anos um “Concerto de Natal” e um “Concerto da Primavera”.
Tem-se apresentado, igualmente, em cerimónias integradas em actividades de diversas Associações. Participou em 2002 em dois concertos, nos quais apresentou a obra para coro, orquestra e solistas, “Gloria” de Vivaldi, em conjunto com o Coro da Universidade Nova de Lisboa e o Coro da Universidade Católica de Lisboa. A mesma experiência foi repetida em Janeiro de 2003, no “Concerto de Ano Novo” da Câmara Municipal de Almada, e em Fevereiro do mesmo ano no Centro Cultural de Belém (Congresso da Ordem dos Médicos) nos quais também interpretou o “Magnificat” de A. Vivaldi e a “Missa Brevis em Fá” de J. Haydn.
Em 2004, realizou diversos concertos e actuações, nomeadamente, na Igreja da Madalena (Lisboa), Igreja de São Nicolau (Lisboa), na Igreja de São Domingos (Benfica), no Teatroesfera (Queluz), Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Instituto Superior Técnico, Instituto Superior de Agronomia. Em Maio de 2004, o Coro deslocou-se a Bari, em Itália, para participar no Festival Internacional de Musica na Universidade (FIMU).