Coro UCP Lisboa

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Coro UCP Lisboa

Coro

O Coro da Universidade Católica Portuguesa (Sede) foi fundado em 1979, pelo então capelão Pe. João Seabra, tendo posteriormente sido dirigido pelos maestros Domingos Duarte Lima, João Valeriano, Jorge Alves e pela maestrina Margarida Simas.

Desde Dezembro de 2008, com uma renovada missão e estratégia, encontra-se sob a direção artística do maestro Sérgio Peixoto, licenciado em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa e membro do Sete lágrimas Consort, Tetvocal e Coro Gulbenkian e sob a direção executiva de Rita Fernandes Ferreira, mestre em Gestão pelo IESE (Barcelona), com o curso geral de Música do Instituto Gregoriano de Lisboa, e atual diretora coordenadora de Marketing, Comunicação e Recursos Humanos da UCP.

O Coro é atualmente constituído por cerca de 35 actuais e antigos alunos, funcionários e docentes, de nove nacionalidades distintas, com idades compreendidas entre os 18 e os 60 anos, e o seu repertório abrange diversos estilos de música, desde clássica à música tradicional e ligeira, incluindo espirituais negros, jazz, blues, habaneras. Alguns elementos do Coro foram, em 2009, selecionados para fazer parte da recém-criada World University Orchestra & Choir.

Desde a sua fundação, o Coro tem realizado vários concertos e atuações no país e no estrangeiro, com a participação de solistas convidados e com o acompanhamento de piano e orquestra, dos quais destacamos: atuações nas cerimónias oficiais e eventos internos da UCP (entregas de diplomas, celebração do Dia da UCP – por vezes, em direto na TVI e Ecclesia, missas de Natal e Páscoa, convívio de Natal, acolhimento de Erasmus, Concerto de Primavera no Jardim), concertos de Natal em igrejas e em eventos empresariais (Central de Cervejas, Fórum Estudante, Metropolitano de Lisboa, Marriott Hotel, etc), organização de ateliês de Canto Coral, com a participação de vários coros, atuação no âmbito do programa de Animação de Natal (1998 e 1999), participação em encontros de coros universitários e no Festival de Coros do Algarve em Lagoa e Lagos (1997 e 2009), intercâmbio coral com o Coro Camerata ad Libitum da Galiza, gravação de algumas músicas no CD Região de Lisboa, pertencente à coletânea de CDs de “Os Melhores Coros Amadores da Região” e do spot publicitário (em concurso) do logotipo do Campeonato Europeu de Futebol (2012).

O ano letivo de 2010/2011 contou com mais de 16 atuações entre as quais se destacam a participação no Encontro de Coros no Centro Cultural de Cascais, o Concerto de Natal na UCP, a gravação de uma reportagem para o programa da RTP2, Sociedade Civil «Integrar pela Arte» e as atuações no I Festival de Coros Universitários organizado pelo Coro da Universidade Técnica de Lisboa. Foi neste mesmo ano letivo que o Coro da Universidade Católica começou a integrar alunos surdos da Licenciatura em Língua Gestual Portuguesa (LGP) do Instituto de Ciências da Saúde, iniciando-se assim o projecto «Cantar com as Mãos» tendo já sido realizadas várias atuações em que o coro integrou elementos ouvintes e não ouvintes, várias delas alvo de exposição mediática, quer em imprensa, rádio e televisão. Até à data, o reportório do projeto «Cantar com as Mãos» inclui as peças «Imagine» de John Lenon e «Eu sei» de Sara Tavares. Mais do que um fator diferenciador e inclusivo, o projeto «Cantar com as mãos» visa demonstrar que a surdez não é um impedimento no universo da música, muito menos no universo da arte.

Para o ano letivo de 2011/2012, destacamos algumas das futuras atuações do Coro: 20º aniversário da Livraria UCP (Setembro), Green Festival 2011 no Centro de Congressos do Estoril (Outubro), lançamento do novo dicionário técnico de Língua Gestual Portuguesa na Fundação Portuguesa das Comunicações (Outubro). Em 2012, destacamos o concerto de Reis com o coro e Sexteto de Metais da Academia e o concerto comemorativo do 30º aniversário do coro, previsto para a primavera, para o qual serão convidados para cantar os cerca de 250 antigos coralistas que integraram o coro desde a sua fundação, em 1979.

Partilhe
Share on facebook
Facebook