Coro Regina Coeli de Lisboa

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Coro Regina Coeli de Lisboa

Coro

Criado em 1966 pelo Maestro António Joaquim Lourenço, o Coro Regina Coeli de Lisboa celebrou em 2016 os seus 50 anos de existência.

Formado por cerca de 50 elementos, aborda um repertório muito vasto e variado do qual fazem parte obras a capella dos séculos XVI a XXI, bem como obras corais-sinfónicas do período barroco ao moderno e contemporâneo, e programas temáticos a capella ou com acompanhamentos instrumentais. É presença regular em diversos Festivais, Encontros de Coros e Temporadas Musicais em todo o país. Destaca-se a participação no lançamento do logotipo da Expo’98 e no Festival dos 100 Dias que a antecedeu, nos ciclos Natal nas Igrejas e Música na Praças em Lisboa e no Festival das Artes em Coimbra. Participou em 2014 no concerto Portas Abertas, integrado nas comemorações dos 50 anos do Coro Gulbenkian. Tem trabalhado regularmente com orquestras, agrupamentos instrumentais profissionais e bandas filarmónicas.

Desde 2015 tem participado no Festival Coros de Verão em Lisboa, conquistando várias medalhas de Ouro e Prata. Integrou o elenco da Ópera “Monstro no Labirinto”, de Jonathan Dove, cuja versão portuguesa foi estreada na Fundação Gulbenkian em Setembro de 2017.

No âmbito do seu cinquentenário, o Coro promoveu uma encomenda a cinco compositores portugueses com textos de Tolentino de Mendonça, com o título “A Presença mais Pura: 5 Poemas para um Regina Coeli”, estreada em concerto a 8 de Julho de 2017, com gravação pela Antena 2.

O Coro foi dirigido até 1983 pelo seu fundador, pelos maestros António Vassalo Lourenço, Paulo Lourenço, Regina Mostardinha e Henrique Piloto, estando actualmente a direcção artística a cargo do maestro Pedro Miguel.

[ Inserido na Meloteca a 01 de maio de 2019 ]

Partilhe
Share on facebook
Facebook